Clube

Parabéns, São Janu! 83 anos de glórias!

No próximo dia 21 de Abril o estádio de São Januário completará 83 anos. E então resolvi criar esse artigo em homenagem ao estádio. Nesse dia acontecerá a segunda partida entre Vasco e Corínthians-PR, pela Copa do Brasil.

O estádio de São Januário foi palco de memoráveis partidas do Vasco da Gama, o primeiro clube carioca a admitir jogadores negros em seu plantel. O estádio também foi palco de grandes manifestações operárias durante a ditadura.

Lá, Getúlio Vargas costumava assistir a grandes desfiles de operários nas comemorações do 1º de Maio. Sem contestações, os trabalhadores agradeciam os benefícios \"concedidos\" pelo presidente.

Foi inaugurado em 21 de abril de 1927, com uma partida entre Vasco e Santos, vencida pelos visitantes. O gol inaugural do estádio foi feito pelo santista Evangelista e o primeiro gol vascaíno foi marcado pelo jogador Negrito.

Até 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário em Montevidéu (para a primeira Copa do Mundo), era o maior das Américas. Até 1940, ano da inauguração do Pacaembu, o estádio era o maior do Brasil, e até 1950, na inauguração do Maracanã, era o maior do Rio de Janeiro. Após mais de 80 anos desde sua inauguração, este templo do futebol continua sendo o maior estádio particular da cidade.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5x1 para os rivais argentinos. O primeiro gol brasileiro foi feito por Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que tinha jogado no Vasco cinco anos antes.

Também neste estádio foram jogados as finais da Libertadores de 1998, onde o Vasco foi campeão, e da Copa do Brasil de 2005. Foi palco também da Copa do Mundo de 1950.

O Vasco da Gama manda seus jogos no Estádio de São Januário. O clube utiliza o Maracanã apenas em jogos de grande importância, e também os clássicos contra seus três rivais da cidade.

Prêmios

No dia 30 de abril de 2002, o Travel Channel, famoso canal de televisão especializado em turismo realizou pesquisa que incluiu São Januário entre os sete melhores estádios do planeta para se assistir uma partida de futebol, junto com Camp Nou, Giuseppe Meazza, La Bombonera, Ibrox Stadium, Stamford Bridge e o Estádio Olímpico de Munique.

Estruturas

No estádio também existem outras estruturas como um Parque Aquático, Ginásios Poliesportivo, um hotel concentração - o estádio é o único do Brasil a possuir um hotel concentração, uma capela e uma sala de troféus.

Jogos da Seleção Brasileira

No Estádio São Januário a Seleção Brasileira de Futebol já disputou 23 jogos, sendo 19 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Desde a sua inauguração em 1927 até 1950 a Seleção disputava a maioria de seus jogos que fossem no Rio de Janeiro em São Januário, mas após a inauguração do Maracanã este estádio passou a ser o escolhido pela CBF. Trinta e nove anos após o último jogo, a Seleção voltou a disputar uma partida em São Januário. Em 1989 enfrentou a Seleção Japonesa, vencendo por 1 x 0. Em 1993, o confronto com a Seleção Paraguaia marcou a última partida disputada pela Seleção Brasileira em São Januário.

Algumas curiosidades

- Em março de 1928 foram inaugurados os refletores e a arquibancada atrás de um dos gols. O jogo foi contra o time uruguaio Wanderers. O Vasco venceu por 1 a 0, com um gol do ponta-esquerda Santana, em um chute direto do escanteio. Nesse momento surgiu o gol olímpico, que recebeu esse nome em alusão ao fato de os uruguaios serem os campeões olímpicos da época.

- No dia 20 de maio 2007, o atacante Romário marcou o seu milésimo gol, na partida entre Vasco da Gama e Sport Recife.

- O maior artilheiro de São Januário é Roberto Dinamite, também maior artilheiro vascaíno, com 184 gols marcados no estádio. Logo em seguida vem Romário, com 152 gols, e Ademir Marques de Menezes, com 94 gols.

Agradecemos ao nosso colaborador Júnior Leite, do site O Glorioso Vascão, pelo envio da matéria.

Você já enviou sua notícia para o SUPERVASCO.COM? Se não enviou ainda, faça-o através da seção VC no SV e torne-se um colaborador do site.

Fonte: Blog O Glorioso Vascão
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário