Categorias de base

Pré-Mirim Feminino de Vôlei Vascaíno é campeão do Torneio Jovens Talentos

Sob o comando do coordenador Mauricio Barros, o Vasco da Gama segue com seu processo gradativo de reestruturação do voleibol no clube. A perspectiva é de inicialmente montar uma boa equipe mirim (sub-13) para, com o passar dos anos e com a chegada de reforços pontuais, incrementar paulatinamente as equipes das categorias superiores (infantil, infanto-juvenil e juvenil). E o clube já colheu um fruto deste processo, com o título conquistado pela categoria pré-mirim (meninas de até doze anos) no último domingo (09/11) no Torneio Jovens Talentos do Voleibol. Vale ressaltar que nesta categoria não há um Campeonato Estadual propriamente dito – situação semelhante ao basquete.

Nos dois outros torneios da categoria pré-mirim ao longo do ano, o Vasco havia terminado em terceiro e em segundo lugares. Para conquistar a competição, o Vasco superou o Grajaú Tênis Clube no jogo decisivo; e o Petropolitano ficou em terceiro lugar. Vale lembrar que o Vasco mantém em atividade apenas o voleibol feminino.

O Vasco, após muitos anos, conquistou importantes resultados no esporte em 2012. Montando bons times nas principais categorias de base, o clube foi vice-campeão nas categorias infanto-juvenil e juvenil. Desta equipe, por exemplo, a líbero Lais Vasques hoje disputa a SuperLiga feminina pelo Minas Tênis Clube, além de outras atletas com destaque.

Entretanto, sem continuidade e sem boas equipes nas categorias iniciais, o Vasco voltou praticamente à estaca zero em 2013. Em meio a um processo que os esportes amadores do clube estiveram na iminência da extinção (no final de 2012), quase todas as principais jogadoras deixaram o clube para o ano de 2013, que foi muito ruim em todas as categorias.

No fim de 2013, no qual o clube não conquistou títulos na modalidade, almejando a reestruturação do esporte a partir das categorias menores, o diretor Edson Silva trouxe para o clube Mauricio Barros para comandar este processo. Focando na categoria de iniciação das meninas no esporte (o pré-mirim) e explorando o tom lúdico do esporte nesta faixa etária, o profissional espera que já em 2015 o Vasco tenha uma equipe que faça uma boa campanha no Estadual sub-13 (mirim). Em 2014, o Vasco teve participações fracas em todas as categorias no Estadual, não avançando em nenhuma delas à semifinal e ganhando poucos jogos.

Em meio a este processo, Mauricio, que treina as equipes pré-mirim e mirim, focou também na seleção de atletas através das chamadas “peneiras”, com boa participação. Na última, inclusive, o clube conseguiu reunir 120 meninas, das quais um número razoável já compõe as equipes do clube. Além da “peneira”, também há escolinha de vôlei no clube, focando em atletas de até doze anos. Em outras categorias, o infantil (sub-15) ficou em quarto lugar em competição internacional disputada no Peru e o time sub-16 disputou a Taça Paraná, uma das principais – senão a principal – competições de vôlei de categorias de base no Brasil.

                     

                            Equipe pré-mirim do Vasco com o título e medalhas de campeão do Torneio Jovens Talentos do Voleibol

Fonte: Facebook - CRVG - Em Todos os Esportes
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário