Futebol

Presidente da FERJ comenta sobre covocação do Arbitral dessa terça

O presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, bateu o pé na questão dos preço dos ingressos do Campeonato Carioca e disse ser "a primeira vez na história que uma medida benéfica ao torcedor é combatida". O site da entidade divulgou na noite desta segunda-feira que haverá uma reunião para entendimento entre os presidentes dos quatro grandes na sexta-feira, e Lopes chamou para si a responsabilidade da alteração do local da estreia tricolor na competição do Maracanã para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. De acordo com o presidente, o arbitral marcado para a tarde desta terça-feira se refere somente à operação da promoção de meia-entrada universal, já aprovavada pela maioria dos clubes.

Segundo Lopes, o encontro marcado para sexta-feira partiu de uma sinalização do próprio Flamengo, que se opõe, ao lado do Fluminense, aos preços adotados para o campeonato (entre R$ 5 e R$ 50). Ele explicou que, no arbitral desta terça, será discutida apenas a operação da promoção. Se haverá discussão ou até propostas para mudar o que já foi decidido, Lopes prefere não opinar. Mas avisa: para mudar agora, é preciso unanimidade, algo que parece distante diante das trocas de farpas através da mídia.

- Estamos convocando os quatro grandes para sexta. Quem sinalizou foi o Flamengo e marcamos, para todos conversarem. Essa questão no arbitral é por conta deles, não voto, não dou palpite. Só escuto. Pode mudar se houver nova proposta, mas o que foi definido em Conselho Arbitral só muda por unanimidade. O Flamengo manifestou interesse em conversar, acho que é o ideal, e como hoje não tinha como, marcamos sexta-feira e convocamos os presidentes. É importante que sejam os presidentes. Eles conversam e vamos ver no que vai dar. Tomara que haja um entendimento, essa é a ideia. Acredito nisso e torço por isso.

Sobre a alteração do jogo de estreia do Fluminense contra o Friburguense, programado para o Maracanã, Lopes mostrou irritação com a postura da concessionária do estádio e assumiu a responsabilidade pela mudança para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Questionado se vale a pena abrir mão do Maracanã para manter a política de preços aprovada para 2015, ele não titubeou:

- Por isso o Fluminense já saiu de lá. Houve uma insubordinação ao colegiado a que eles estão subordinados e uma interferência inadmissível do estádio a quem competia apenas dizer: "Essa é minha casa de festa e para fazer uma festa aqui custa tanto". Pronto. Se quiser faz, se não quiser, não faz.

Indagado sobre o que pode acontecer se um clube resolver, a despeito da decisão do Conselho Arbitral, colocar preços diferentes dos estipulados, ele afirmou que "não tem jogo":

- Vai ser punido, vai para o tribunal descumprimento de regulamento, vai ser punido. Não tem nem jogo. Se colocar o preço diferente, não tem jogo.

Ferj faz palestra para orientar clubes sobre critérios da arbitragem

A Ferj convidou capitães e técnicos das equipes que disputarão o Campeonato Carioca para um workshop da sua comissão de arbitragem (Coaf-RJ), com orientações disciplinares e técnicas para o torneio nesta segunda-feira. Dos grandes, apenas o Flamengo não enviou representante. Foram passadas instruções sobre os critérios determinados para a interpretação de lances específicos, como bola na mão, que rendeu polêmicas no Brasileiro de 2014, bem como regras gerais de disciplina e comunicação com a arbitragem durante a partida. A palestra foi conduzida pelo presidente da comissão de ensino, Sérgio Cristiano Nascimento, e pelo presidente da Coaf-RJ, Jorge Rabello. O presidente da Ferj, Rubens Lopes, assistiu à palestra.

Foram mostrados diversos vídeos com variados tipos de lance, com os membros da comissão pontuando que tipo de atitude o árbitro deveria tomar. O vídeo da Fifa ilustrando o novo conceito para interpretação de jogadas em que a bola toca na mão do jogador também foi analisado pelos instrutores. Foi reforçada a conduta em relação a treinadores mais exaltados, com Rabello determinando que ofensas morais sejam punidas com cartão vermelho, ressaltando que tudo o que for dito ao quarto árbitro pode ser ouvido pelo árbitro principal atráves do sistema de comunicação da equipe.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir