Futebol

Presidente da FERJ diz não ser possível reduzir Estadual em 2014

Em sua edição 2013, o Campeonato Carioca registrou média de público inferior a 3.000 pagantes em seus 126 jogos. Longe de ser um sucesso, ainda mais após a interdição do Engenhão por falhas na cobertura do estádio, a festa de encerramento da competição, na última segunda-feira, reavivou a discussão sobre a promoção de mudanças no regulamento do torneio.

Apesar dos comentários do vice-presidente de futebol do Fluminense, Sandro Lima sobre a necessidade de alterar o Carioca, o Estadual permanecerá com os mesmos 16 clubes desta edição na temporada 2014. A situação é causada por uma norma da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) que prevê a manutenção dos regulamentos das competições por dois anos obrigatoriamente.

\"A chance de mudar é zero\", decretou Rubens Lopes, presidente da federação, para depois cobrar melhorias estruturais por parte dos clubes: \"Não é redução do número de clubes que vai ser a solução do futebol do Rio de Janeiro. Ela vai começar quando os clubes se organizarem financeiramente, tiverem modelo de gestão profissional, sem gastar além das possibilidades. Quando o equilíbrio financeiro for estabelecido, evidentemente que o futebol vai começara melhorar.\"

Além não contar com mudanças, o Campeonato Carioca do ano que vem ainda terá seu início antecipado devido à disputa da Copa do Mundo no Brasil. Com previsão de abertura para o dia 11 de abril, o torneio deixará os atletas dos clubes grandes, que disputam o Brasileiro, com apenas 33 dias entre o término do Nacional, em 8 de dezembro, e o começo da temporada seguinte.

Para solucionar o problema, a solução proposta por Rubinho é a divisão das férias dos atletas em duas, com a antecipação de parte delas no período em que os torneios irão ser interrompidos para a disputa da Copa das Confederações. Tal atitude já foi tomada pelo Vasco da Gama. Eliminado do Campeonato Carioca antes do mata-mata, a direção cruz-maltina deu uma semana de férias aos jogadores após encerrar sua participação no torneio.

\"Podemos estudar alguma maneira de adequar o campeonato ao calendário em função da Copa do Mundo. Se as férias dos atletas forem dadas em duas etapas, uma parte no final do ano e outra durante a Copa das Confederações, nós vamos ter a possibilidade de antecipar a pré-temporada e poderemos começar o campeonato de forma mais precoce. Tudo são hipóteses que nós esperamos sentar para definir com os 16 clubes\", concluiu o mandatário da entidade.

Fonte: Yahoo Esporte Interativo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri