Política

Presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente é diretor

Justamente no dia em que a Justiça decretou a interdição do CT de Itaguaí, o vice-presidente de Responsabilidade Social e Esportes Olímpicos do Vasco, José Pinto Monteiro, foi nomeado presidente do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (CEDCA-RJ). A posse aconteceu na manhã de anteontem, em Búzios, horas antes da ação, que ainda relata os problemas nos alojamentos e no refeitório das categorias de base em São Januário, devido as condições precárias, ser divulgada pelo Tribunal de Justiça.

No discurso, Monteiro afirmou que “a trajetória do clube é voltada para o desenvolvimento humano”. Na prática, o resultado é outro. De acordo com as imagens, o que se vê são meninos convivendo e morando em locais piores que instituições de jovens desabrigados ou, até mesmo, de menores infratores.

— Esse é o primeiro clube sócio esportivo que chega ao ponto de presidir um órgão dessa importância para a proteção das crianças e jovens. Estamos dando continuidade naquilo que aprendemos a gostar do clube, na tradição de buscar o melhor para os jovens — disse Pinto Monteiro, na posse.

Carne numa bacia é uma das irregularidadesFoto:Divulgação


Nos registros feitos dentro do alojamento e da cozinha do clube há lixos espalhados pelo chão e perto de alimentos; a comida é mal conservada; o ônibus tem bancos rasgados e assoalho descolado; as camas estão quebradas; os colchões e sofás rasgados. As fotos vão de encontro com o pensamento dito por José Pinto Monteiro.

Desde ontem, foi determinado que o clube terá até a próxima segunda-feira para adequar suas instalações. Caso essas melhorias não sejam feitas, o Vasco será multado em R$ 30 mil diariamente.

O ônibus da base está em péssimo estado de conservaçãoFoto:Divulgação


Após o Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense estão sob investigação. Agora, o América será fiscalizado. A 5 Vara da Infância e Juventude abriu inquérito administrativo contra o Mequinha e, em breve, irá receber a visita de profissionais para verificar se há problemas nas divisões de base.

Dirigente afirma que base irá se adequar

O Vasco tratou como precipitada a ação movida pelo MP, mas garantiu que já está trabalhando para adequar as instalações das divisões de base em São Januário. O vice-presidente geral, Antonio Peralta, disse que o clube está reorganizando a estrutura e fazendo as reformas necessárias para dar a melhor assistência aos jogadores:

— Vamos fazer uma base direita, correta. Não que a gente não tenha uma hoje. Temos apenas que arrumar a estrutura para formar uma base que funcione.

Lixeira aberta com bananas bem perto Foto: Reprodução


O dirigente desmentiu a versão de que a estrutura de Itaguaí, interditado pela Justiça, fosse um centro de treinamento. Segundo Peralta, o clube ainda irá inaugurar as futuras instalações do local daqui há 30 dias.

— Aquilo não é CT, é apenas uma área autorizada para o Vasco fazer treinamentos. Nós arrendamos e estamos fazendo reformas para o futuro um CT — falou o dirigente.

Lixo espalhado pelo chão do alojamento Foto: Reprodução


Enquanto o impasse segue, os garotos vivem a incerteza de onde vão jogar.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário