PVC diz quando o Vasco deve garantir o acesso

Em 04/10/2016 10:17
 

O Vasco enfrenta o Paysandu na noite desta terça-feira, em Belém. O Paysandu distante do acesso, mas com oito pontos de tranquilidade contra o rebaixamento. O Vasco líder com dois pontos de vantagem sobre o Atlético Goianiense e fazendo contas para saber quando poderá ter o retorno à Série A matematicamente confirmado.

Até agora, são 51 pontos.

O máximo necessário para subir em quarto lugar foram os 71 pontos do Vitória, na campanha de 2012. No mesmo ano, também com 71 pontos, o São Caetano terminou em quinto lugar e não subiu.

Por esta lembrança, o Vasco ainda precisaria de 20 pontos para voltar à Série A.

Mas é um exagero, porque nas dez temporadas de Série B com 20 clubes, o normal é o quarto colocado ter entre 62 e 65 pontos. A menor pontuação necessária também foi do Vitória, em 2007: 59 pontos.

Para alcançar este índice, o Vasco precisaria apenas vencer Paysandu em Belém, Londrina em Manaus e CRB em São Januário. Não confirmará matematicamente o acesso, mas na prática sim.

Como o Vasco tem acumulado alguns tropeços, é justo pensar que o Vasco alcançará 64 pontos, o que pode garantir as contas para subir, no dia 27 de outubro contra o Avaí, em São Januário.