Futebol

Rafael Silva, destaque nas finais do estadual, teve um dia agitado nesta 2ª

Depois de virar herói do título carioca do Vasco, Rafael Silva disse que jogar futebol é a melhor da profissões. Não é difícil de entender. Antes perseguido pela torcida, ele se reinventou ao marcar dois gols nas finais do Estadual. O feito havia sido previsto pelo próprio atacante em 23 de março, dia seguinte ao jogo contra o Flamengo, em que não foi sequer relacionado. Ele chegou a gravar um vídeo à época para provar sua profecia.

Nesta segunda-feira, como não poderia deixar de ser, foi a vez do baiano de Feira de Santana viver seu dia de celebridade. Com um sorriso que não saía da boca, o hiperativo Rafael Silva comandava as brincadeiras com os companheiros Madson, Christiano, Serginho, Lucas, Jhon Cley e Anderson Salles no programa Globo Esporte, da Rede Globo, apresentado por Alex Escobar. Desinibido, mostrou intimidade com a câmera e até gravou uma chamada. Assim como no chute diante de Renan, no Maracanã, acertou de primeira. E ainda revelou o apelido do companheiro Madson, vulgo Canelinha.

— Eu gosto de tirar onda com a galera. Coloco apelido em todo mundo. Este é meu jeito de ser, brincalhão — disse o jogador.

Sorriso vence dificuldades

O atacante garantiu não poupar das brincadeiras nem mesmo o argentino Guiñazú, autor do passe para seu gol.

— As pessoas têm uma visão errada do Guiñazú. Acham que ele é fechado, mas é um amigão particular que eu tenho. Costumamos sair juntos. Tiro muito sarro dele no videogame — disse, fazendo um pedido em tom de deboche. — Tem que deixar registrado que ele é meu freguês.

Quando foi lembrado das vaias que recebeu, Rafael não deixou de sorrir. No ano passado, em quinze jogos pelo Vasco, o atacante marcou um único gol, justamente em sua estreia, contra o Oeste. Com poucas chances na Série B, ele comemorou quando o Vasco contratou Doriva, que havia sido seu treinador no Ituano, campeão paulista de 2014.

A pré-temporada trouxe como uma das surpresas a titularidade de Rafael Silva. Ele estava no time pela ausência de Thalles, então com a seleção sub-20 no Sul-Americano. A posição, no entanto, não era a sua. Como centroavante, chegou a marcar duas vezes nas primeiras cinco partidas do Carioca, mas virou alvo das vaias da torcida, e foi para o banco.

— O torcedor está no direito dele de vaiar. Quem é profissional tem que saber lidar com isso. Nos momentos ruins, eles vão criticar mesmo. Agora, no momento bom, eles vão aplaudir. O recado que eu dou é para sempre apoiarem o Vasco — pediu, sem mágoas.

Reforços para a Série A

A volta por cima traz à tona outro momento de dificuldade na vida do jogador. Em 2011, era uma jovem promessa da Portuguesa quando viveu um drama pessoal em caso que ganhou repercussão nacional. Sua namorada cometeu suicídio ao se jogar do 15º andar de um prédio em São Paulo. Rafael Silva foi investigado, mas a perícia inocentou o jogador.

— Eu costumo superar as dificuldades sorrindo. Não adianta chorar. Eu levo a vida desse jeito — afirmou Rafael Silva, perguntado sobre seu jeito de ser.

Na manhã desta terça-feira, o elenco do Vasco se reapresentará em São Januário, onde o time estreia, domingo, às 18h30m, no Brasileiro. O adversário será o Goiás. Para a competição, o time busca reforços. Os três primeiros a chegarem serão o lateral-esquerdo Julio Cesar, ex-Botafogo, de 32 anos, o volante Diguinho, ex-Fluminense, de 32, e o retorno do atacante Éder Luís, de 30.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário