Futebol

Relembre a última final entre Vasco e Botafogo

O tempo passou e, 18 anos depois, Botafogo e Vasco se encontram novamente em uma final de Campeonato Carioca. Mas de 1997 para 2015 pouca coisa mudou. Brigas de clubes entre si e com Ferj, influência de Eurico na política com apoio da Federação. Todos os ingredientes fizeram parte das duas competições.

Neste ano o cartola vascaíno, de volta ao poder no clube, foi um dos protagonistas do racha entre a dupla Fla-Flu e a Federação, apoiada por Vasco e Botafogo. A briga começou com a imposição, em arbitral, da redução de preços de ingressos. Rubro-negros e tricolores se posicionaram contra. Vasco e Botafogo, com apoio da Ferj e de seu presidente, Rubens Lopes, a favor. Os clubes pequenos, alinhados coma Federação, salvo o Volta Redonda, foram atrás. E o campeonato rachou. Como em 1997.

A competição disputada naquele ano teve consequências até mais graves. Foram três turnos em disputa. O Botafogo, comandado por Joel Santana, venceu os dois primeiros, Taça Guanabara e Taça Rio. Caso vencesse o terceiro seria campeão de forma direta. O Vasco, então líder da terceira fase do Carioca, agitou os bastidores da competição. Então vice de futebol, Eurico Miranda acionou o presidente da Ferj, Eduardo Vianna, o Caixa D´água, para parasalisar a competição baseado em um argumento: tinha quatro jogadores convocados pelas seleções principal e sub-20.

Carlos Germano e Edmundo estavam com Zagallo para a disputa da Copa América na Bolívia; Pedrinho e Helton teriam de se apresentar à seleção sub-20 para o Mundial da Malásia. Em 26 de maio, a Ferj deu o aval e paralisou o Carioca até o fim da Copa América, em 29 de junho. A medida revoltou o Flamengo, que ainda tinha chances de conquistar o terceiro turno. O clube rubro-negro, revoltado, abandonou o Carioca e perdeu por W.O. as partidas contra Americano e o próprio Vasco, que acabou campeão do terceiro turno.

"O Flamengo lamenta profundamente que essa artimanha venha bagunçar anda mais este campeonato. Essas coisas afastam cada vez mais o torcedor do estádio. A atitude do Caixa D´Água em adiar o jogo mostra claramente que o presidente de fato da Federação é o Eurico Miranda", disse, à época, o então presidente rubro-negro, Kleber Leite.

A CBF, tentando contornar a situação, adiou a data de apresentação da seleção sub-20, deixando o Vasco com apenas dois jogadores convocados, limite máximo segundo o artigo 100 do regulamento geral no qual o clube cruzmaltino se baseava. Além disso ameaçou o Vasco de punição, que Eurico ignorava.

"Enfrento qualquer punição", disse o cartola na época.

Fonte: ESPN Brasil
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir