Futebol

Relembre como foi o último Vasco x Flamengo em São Januário, em 2005

Depois de 11 anos, Vasco e Flamengo voltarão a disputar um clássico em São Januário neste domingo, às 17h. O confronto pelo Campeonato Carioca é cercado de expectativa, principalmente em relação à segurança, já que o último duelo no estádio foi marcado por uma enorme confusão entre torcedores.

A partida realizada em 22 de outubro de 2005, com vitória do Vasco, por 2 a 1, quase acabou em tragédia no intervalo, com uma grande confusão localizada, principalmente, no setor reservado à torcida do Flamengo. Foram bombas, pancadaria envolvendo a polícia e quase 20 feridos.

Antes de a bola rolar, o rebaixamento era uma ameaça para os dois times. Com dois pontos de vantagem para o rival, o Vasco abriu 2 a 0 no primeiro tempo e, no intervalo, o tempo fechou. As torcidas começaram a atirar bombas para os setores adversários, e a polícia entrou em ação.

O maior problema aconteceu no setor onde estavam os rubro-negros, com os policiais usando força física para impedir que os torcedores derrubassem a grade de separação entre os grupos rivais. Foram 15 feridos, três encaminhados a um hospital e ainda dois policiais que precisaram de atendimento.

Já em campo, o jogo começou com as duas equipes entrando em campo com faixas pedindo paz. O primeiro gol saiu logo aos cinco minutos de jogo, com Júnior Baiano marcando contra - a arbitragem deu o tento, porém, para Wagner Diniz. Ainda no primeiro tempo, aos 36, Romário ampliou.

Com o Flamengo diminuiu aos 21 da segunda etapa, com o paraguaio César Ramírez, foi o gol do Baixinho que acabou decidindo clássico. Como vinha sendo criticado por sua postura fora de campo, em meio ao momento ruim do Vasco, Romário, então com 39 anos, aproveitou o clássico para rebater.

"Vou deixar um recado aí: eu saio sim, vou na noite, mas eu me garanto e, enquanto eu me garantir, vou continuar saindo e fazendo meus gols", desabafou, ainda na saída do gramado de São Januário.

Do outro lado, também ainda antes de chegar aos vestiários, quem falou foi o técnico Andrade. "Não posso fazer o impossível. Tomamos dois gols que não podia tomar", disse ele, que acabaria demitido depois daquela derrota, com o time no 20º lugar - Joel Santana assumiu e evitou o rebaixamento.

 

Fonte: UOL - ESPN
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir