Outros Esportes

Remo: Triste rotina! Vasco disputa o Estadual novamente como coadjuvante

Ainda não curtiu a nossa FanPage no Facebook? Clique aqui e acompanhe o trabalho da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco por lá!

Uma triste rotina. Novamente como coadjuvante e terceira força, o Club de Regatas Vasco da Gama começa a disputar o Campeonato Estadual de remo neste domingo (30/03). A primeira regata, com entrada gratuita para os torcedores, acontece a partir das 9h no Estádio de Remo da Lagoa. O clube defende neste ano o título estadual das categorias Aspirante e Master. Como emblema da posição secundária ocupada pelo remo do Vasco, o clube disputará apenas cerca de 60% das provas do programa da primeira regata: 8 das 13, com 11 guarnições (em três provas teremos Vasco A e Vasco B). Embora tenha se inscrito em onze, o treinador Marcelo Neves fez algumas modificações, como cancelar algumas e modificar algumas guarnições. Como outro fator que representa bem o momento do remo do Vasco, os remadores vão para a regata com quatro meses no atraso no pagamento das ajudas de custo (o último mês pago foi novembro de 2013). A regata terá cobertura in loco do Blog CRVG – Em Todos os Esportes. O Vasco não conquista o Estadual desde 2008.

Nas provas com mais de seis barcos inscritos, seriam realizadas na manhã deste sábado as eliminatórias. Entretanto, com desistências (single skiff Junior A e double skiff Junior B), apenas no Master foi necessário, tendo mais de seis inscritos. Mostrando sua força para o double skiff D, o Vasco venceu as duas eliminatórias (a primeira com Oswaldo Kuster Neto e Jorge Sahione Neto e a segunda com Marcos Pandolfo Fiuza de Melo e Alvaro Ribeiro de Souza). Para este ano, a Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ) efetuou uma modificação importante. Até 2013 (à exceção das categorias Infantil e Master, que contam apenas para as regatas), todas as categorias tinham o mesmo peso nos critérios de pontuação para o Campeonato Estadual (10 pontos para o vencedor, 6 para o segundo, 4 para o terceiro, 3 para o quarto, 2 para o quinto e 1 para o primeiro), ou seja, categorias de base como Júnior B e Aspirante tinham o mesmo peso para definir o campeão de provas da elite do remo, ou seja, da categoria aberta. Agora, as chamadas categorias FISA (Júnior A, Peso-Leve, Peso-Leve Sub-23, Sub-23 e Aberta) terão pontuação dobrada. Após quebrar um logo tabu, o Botafogo foi campeão no ano passado após 48 títulos seguidos serem conquistados apenas por Vasco ou Flamengo. Neste ano, com o Flamengo com graves problemas no pagamento aos remadores, a tendência, ainda mais com a nova regra de pontuação, é o Botafogo conquistar o bicampeonato e o seu sexto título no geral. O Flamengo tem 47 e o Vasco, 46.

Em seu 34° ano como remador do Vasco, Oswaldo Kuster Neto, o lendário Vaval (foto), que conquistou diversos títulos expressivos pelo clube, disputará as provas da categoria Master. Na 1ª regata, ele disputa o double skiff “D” (média de idade de 50 anos). Com toda sua experiência, ele respondeu desta maneira categórica quando perguntado como é ver o clube iniciar mais um Estadual como mero coadjuvante:

- É muito triste constatar ainda na primeira regata, sem ainda nem estrearmos, que não temos chances de disputar. É muito negativo. Precisamos de uma maneira melhorar essa situação, para que o Vasco volte a ser protagonista, o que sempre foi ao longo de sua história. De três anos para cá o clube está só marcando presença no Campeonato Estadual. Essa situação incomoda todo mundo aqui na garagem, todo mundo que quer ver o remo do Vasco forte.

Com vistas a projetar a regata, o coordenador-técnico vascaíno, Marcelo Neves dos Santos, recebeu a reportagem do blog na Sede Náutica e concedeu uma longa entrevista. Primeiramente, ele reafirma o mesmo panorama dos últimos anos: a realidade do Vasco é apostar na base. Ele ainda emite sua opinião sobre a mudança na pontuação: ruim para o Vasco atualmente, mas bom para o remo do Rio de Janeiro:

- O objetivo continua o mesmo: o trabalho forte e sério na base, buscando disputar o Campeonato nas categorias Júnior B, Infantil, Aspirante... Embora pontue para o campeonato da categoria Feminino, vamos buscar vitórias nas provas de Aspirante Feminino. Para a nossa situação, essa mudança é muito ruim, mas a nível de Campeonato eu vejo uma coisa muito positiva. É inadmissível que um garoto de Aspirante ou Júnior B tenha o mesmo valor de um atleta aberto. A valorização dos atletas de ponta é uma coisa muito importante. É importantíssimo, por exemplo, em relação à manutenção dos argentinos aqui conosco, é mais um argumento em relação a este propósito.

Abaixo esmiuçaremos prova a prova a participação vascaína na regata, com o treinador Marcelo Neves relatando suas expectativas para cada uma delas. Confira!

Prova 1 - Double Skiff – Junior – B - 1.500m (9h)

Barco vascaíno A: Thiago Ramos Sassela Tripodi e Luiz Oscar Aloise Peres Junior
Barco vascaíno B: Flavio Gabriel Soares Caixa e João Gabriel Heizer

Marcelo Neves (foto): “São atletas novos, mas é um double com potencial muito grande. São atletas que praticamente não competiram. O Thiago, que o voga, competiu numa prova no final do ano passado, e o Luiz veio da nossa pré-equipe, correu a regata Remo do Futuro e foi inserido na equipe. Temos no Flamengo um atleta que foi nosso, mas que infelizmente se foi com aquela leva toda e que tem mais experiência, mas isso não quer dizer necessariamente que ele vai ganhar. Por ter mais de quatro anos de remo, posso dizer que ele tem um certo favoritismo. Vamos buscar a vitória. É uma categoria em que a gente faz muito mais rapidamente o atleta. Então ao longo do Campeonato eu acho que, principalmente estes dois atletas, o Luiz e o Thiago, vão dar muitas vitórias para o clube.”

Prova 2 – Single Skiff – Peso-Leve Sub-23 - 2.000m (9:10h)

Não haverá participação vascaína nesta prova

Prova 3 – Four Skiff – Júnior B Feminino – 1.500m (9:25h)

Não haverá participação vascaína nesta prova

Marcelo: “Tivemos problemas pessoais e familiares com uma menina, que parou de treinar, e não vamos participar desta prova. Resolvemos tirar a nossa principal Júnior B, a Isabela, e reforçar o nosso four aspirante feminino. Já que teríamos problemas e colocar uma menina muito nova no four de Júnior B e as chances de vitória seriam menores, resolvemos colocar toda a força no four aspirante.”

Prova 4 – Single Skiff – Infantil Masculino – 500m (9:35h)

Barco vascaíno: João Elias de Lima Soares

Marcelo: “O skiff infantil é sempre uma incógnita. Temos um garoto bom, que já competiu no ano passado. Mas eu, sinceramente, sei muito pouco dos garotos do Botafogo e do Flamengo. Vamos conhecê-los melhor na regata.”

Prova 5 – 4 Com – Aspirante – 2.000m (9:45h)

Brenner Chagas de Mello, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Paulo Sillas Marques Aguiar, Wallace Miranda Correia dos Santos e Alisson Hermann Pereira (timoneiro)

Marcelo: “Ganhamos as duas provas de 4 com no ano passado, mas é uma condição de estar, não de ser. Do ano passado para cá se foram cinco meses de trabalho, e todos trabalharam. Eu considero o nosso barco um dos favoritos, juntamente com a Escola Naval. Vejo também fortes o Flamengo e o Botafogo, é uma prova de muita disputa. Nesta categoria continuamos a ter um adversário muito forte, que é a Escola Naval, que trabalha somente com o objetivo de fazer atletas nesta categoria. Conseguimos vencê-los no ano passado e vamos tentar a continuidade, defendendo este título com muita garra.”

Prova 6 – Double Skiff – Peso-Leve Sub-23 Feminino – 2.000m (10h)

Não haverá participação vascaína nesta prova

Prova 7 – Double Skiff – Masters D – 1.000m (10:15h)

Barco vascaíno A: Oswaldo Kuster Neto e Jorge Sahione Neto
Barco vascaíno B: Marcos Pandolfo Fiuza de Melo e Alvaro Ribeiro de Souza

Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, revela suas expectativas para a prova: “Temos uma chance bastante razoável na nossa prova. Vamos nos representar com dois barcos. Eu diria que é uma prova equilibrada. Vejo os dois barcos do Vasco com chance de ganhar. O Flamengo é um adversário considerável, conhecemos sua força, mas eu acredito que, se nós conseguirmos fazer uma prova, pode até acontecer uma dobradinha do Vasco. Esta é a nossa expectativa.”

Marcelo: “Vejo chance de vitória nos nossos dois barcos, mas o Flamengo também é muito forte nesta prova. Vai ser decidida entre estes três barcos.”

Prova 8 – Single Skiff – Júnior A – 2.000m (10:25h)

Barco vascaíno A: Matheus Freitas de Souza
Barco vascaíno B: Alan Henrique Meira dos Santos

Obs.: Nesta prova houve uma troca no barco vascaíno B em relação ao programa da regata divulgado anteriormente. Matheus e Alan venceram a eliminatória interna do Vasco para a prova, e Thiago Francisco da Silva ficou de fora.

Marcelo: “O Botafogo é favorito, com o Uncas Tales, que é um garoto que ganhou a Seletiva Nacional no início do ano, ganhou do Ariel no ano passado no single skiff aberto. Temos um garoto com potencial muito grande, o Matheus Freitas. Ele tem 2,07m de altura, alavanca e envergadura muito boas. É um garoto de muito futuro, ainda é Aspirante. É muito novo no remo, com muita água para remar. Mas eu acredito que ele venha a fazer uma boa prova.”

Prova 9 – 2 Sem - Aberto – 2.000m (10:40h)

Não haverá participação vascaína nesta prova.

Vários problemas do remo do Vasco concorreram para a não participação do Vasco na prova. Primeiramente, Marcos Oscar Alves não foi inscrito a tempo de participar da regata (tem que ser paga uma taxa de cerca de R$ 20 mil para sua transferência ser realizada). Além disso, faltou recursos financeiros para financiar a viagem dos argentinos Ariel Suarez e Cristian Rosso. Além disso, os dois não são especialistas na palamenta simples e remam no mesmo bordo (boreste), o que, diante da não inscrição de Marcos Oscar, levaria fatalmente à utilização de um jovem ou de um Master para remar o outro bordo (bombordo), o que provavelmente comprometeria o resultado. Vaval e Marcos Pandolfo geralmente remam o 2 sem no Master e estavam dispostos correr no aberto, mas a prova deles no Master é muito próxima do 2 sem aberto, o que, tanto em termos de tempo quanto de recuperação física, inviabiliza a participação em ambas as provas.

Marcelo: “São situações que se tornam difíceis, a situação financeira não ajuda. Não conseguimos fazer a transferência do Marcos Oscar, e isto tudo inviabilizou a montagem do 2 sem. Sabemos que os argentinos não são especialistas nesta prova e remam no mesmo bordo (boreste). Eles podem até num barco maior, de quatro ou oito, remarem em bordos diferentes, mas num barco de dois esta situação fica um pouco mais complicada. Então a opção foi de segurar agora para que eles venham direto para o skiff.”

“Os dois estavam querendo muito vir. Eles são muito vividos no esporte e na própria vida, e sabem qual é o nosso objetivo com eles. Mesmo não tendo nenhuma equipe de sênior, nós estamos mantendo os dois já há três anos. Isto motra da nossa parte um compromentimento muito grande com eles. E há momentos em que as dificuldades são maiores, e eles são sabedores disto. Eu tenho certeza de que os dois entenderam completamente esta situação, e vão estar aí firmes e fortes para o skiff. Para o médio-longo prazo, nossos planos em relação a eles é dar continuidade, dar todo o apoio ao objetivo principal deles, que é a Olimpíada do Rio. Vamos fazer isto com todo o afinco, toda a vontade. E vamos buscar reforços para que nos torneios competitivos nas provas de quatro e oito remadores. Este é o objetivo, além de fazer um bom papel no Brasileiro, que neste ano, assim como foi a Seletiva Nacional no começo do ano, será em São Paulo. A diferença é que fomos avisados com antecedência, e vamos ter condições de nos planejarmos com calma e buscar recursos para participar da competição, o que não foi o caso da Seletiva. Colocaram a sede de última hora, e não tínhamos nenhum planejamento financeiro para levar os atletas para lá, e por isso não participamos. No Brasileiro será diferente.”

“Ao você não estar disputando o Campeonato e não estar disputando todas provas e ter dois atletas top como eles, pode haver questionamento das pessoas, mas eu sempre coloco: além de todo o trabalho que eles podem fazer dentro d'água, que é ganhar suas provas, eles fazem muito bem o trabalho dentro da garagem de exemplo, de norte que os garotos da base precisam ter. Por exemplo, a não vinda deles neste momento é ruim para a garagem, mas somos sabedores de que no momento nós não podemos fazer isto, mas mais à frente eles virão. Eles continuarão a ser esse exemplo, a trabalhar a garotada. Toda vez que eles chegam aqui eles pedem para sair com os garotos mais novos, para ensinar um pouco da experiência, da técnica que eles têm. Isto é importantíssimo, não somente pura e simplesmente os resultados que eles vão nos dar dentro d'água. Ter este norte, este exemplo dentro da garagem é muito importante.”

Prova 10 – Single Skiff – Infantil Feminino – 500m (10:55h)

Barco vascaíno: Eluah Costa Porto de Assis

Marcelo: “Assim como no masculino, é uma incógnita. Vamos conhecer os adversários apenas na regata. Vejo todos os barcos inscritos com chance de vitória.”

Prova 11 – Four Skiff – Aspirante Feminino – 2.000m (11:05h)

Barco vascaíno: Erika Martins de Carvalho, Rita de Cassia Queiroz de Oliveira, Beatrice de Barros Lima e Isabela Beatriz Ferreira

Marcelo: “Estamos vindo com um four feminino aspirante muito forte, com chance de ganhar a regata. Como falei, reforçamos a guarnição com a Isabela. Temos a expectativa de um bom resultado nesta prova. É uma categoria em que os atletas são muito inexperientes, e vai depender muito da capacidade de controle emocional delas na prova. Mas as chances delas são reais.”

Prova 12 – Single Skiff – Aberto Feminino – 2.000m (11:20h)

Não haverá participação vascaína nesta prova

Prova 13 – Oito Com – Sub-23 – 2.000m (11:35h)

Jefferson Luiz Meira dos Santos, Vinicius da Silva Marques, Matheus Freitas de Souza, Matheus Cardoso da Silva Paulino, Brenner Chagas de Mello, Carlos Henrique dos Santos Gomes Machado, Alan Henrique Meira dos Santos, Paulo Sillas Marques Aguiar e Raimundo Eduardo Ximenes de Oliveira (timoneiro)

Marcelo: “Estamos formando o oito sub-23 com toda essa garotada nova. O 4 com aspirante vai dobrar dentro do oito. O Matheus, que corre o skiff de Júnior A, vai dobrar no oito. O objetivo da participação nesta prova é dar experiência para a garotada. Os atletas de Botafogo e Flamengo são bem mais experientes e, com isto, são favoritos para a prova. Acredito até que o Botafogo tenha maior favoritismo. O objetivo nosso é dar cancha, competição, experiência para estes garotos. Todos vão continuar na categoria sub-23 por um bom tempo, uma parte ainda é aspirante, tanto que vão correr suas respectivas provas. Vamos descer o oito com toda a gana, buscando a melhor colocação possível.”

Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.

Fonte: Blog CRVG em Todos os Esportes
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri