Futebol

Rival: Dunga é demitido do Inter após derrota para o Vasco

Terminou a Era Dunga no Inter. O técnico foi demitido nesta sexta-feira após derrota para o Vasco, em Macaé, pela 25ª rodada do Brasileirão. O ex-jogador e ídolo do clube não resistiu ao quarto revés seguido na competição. A decisão foi comunicada ao treinador ainda no Rio de Janeiro. A direção, agora, busca um novo nome para o cargo.

Abel Braga é um dos principais cotados para substituir Dunga. Também não está descartada a possibilidade de um interino assumir o time. Neste cenário, Clemer seria o nome mais forte.

Dunga deixa a equipe com 25 vitórias, 18 empates e nove derrotas, com um aproveitamento de 59,61% em 52 jogos oficiais. Para fator comparativo, Fernandão, antecessor de Dunga, completou apenas 26 jogos, deixando o clube com 44,87%, com nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outras nove. Se contar apenas o Brasileirão, o desempenho dos dois é semelhante. A competição foi a única em que Fernandão esteve à frente do Colorado. E, nela, Dunga obteve 45,3%.

Dos treinadores da gestão do presidente Giovanni Luigi, iniciada em 2011, Dorival Júnior permanece como o melhor. Ele foi demitido do Inter com um rendimento de 61,9%. Em 63 partidas, conquistou 33 triunfos, teve 18 igualdades e amealhou 12 revezes. Falcão só comandou o Colorado em 19 partidas, vencendo oito jogos, empatando cinco e perdendo seis, o que dá um rendimento de 50,87%. Celso Roth, que começou com o presidente Vitório Piffero, apresentou um aproveitamento de 58,16% (em 51 jogos, foram 25 vitórias, 14 empates e 12 derrotas).

Um técnico sem casa

Nas entrevistas coletivas, Dunga ressaltava repetidamete um problema na temporada: o fato de prescindir do Beira-Rio, comprometido com as obras para a Copa do Mundo de 2014. A frase clássica do técnico era: "o Inter é o único time do Brasil que sempre joga fora de casa". A direção, primeiramente, acertou com o Caxias para atuar no Centenário. A longa distância da Serra para a capital, no entanto, fez o clube promover nova sede provisória, no Vale, em Novo Hamburgo.

Aí começaram os problemas. Contando apenas o Brasileiro, foi notória a queda de rendimento na comparação com as duas casas. No estádio Centenário, o Inter disputou quatro partidas e somou nove pontos, com três vitórias e uma derrota: 75% de aproveitamento. Em Novo Hamburgo, sete jogos, com apenas uma vitória, quatro empates e duas derroas - aproveitamento baixo, de 33%.

Primeiros meses de puro sucesso

Dunga começou a temporada empilhando vitórias. Aproveitou o fato de o rival Grêmio priorizar a Libertadores e venceu todos os Gre-Nais disputados no Gauchão, com relativa tranquilidade. Tornou-se campeão gaúcho vencendo os dois turnos, dispensando uma decisão. Durante a caminhada, chegou a enfileirar 12 partidas invictas, incluindo também a primeira fase da Copa do Brasil - perdeu a sequência para o Veranópolis, no início de abril.

Sem Libertadores, o Brasileirão surgia como grande ambição da temporada, uma taça que não era tocada desde 1979. O início no Nacional foi claudicante. Melhorou após a pausa da Copa das Confederações. Vieram quatro vitórias seguidas, interrompidas com o surpreendente 3 a 0 aplicado pelo lanterna Náutico. A partir daí, o Colorado, que só alcançara o G-4 em duas das 24 rodadas, jamais fora o mesmo.

Sem convicção no time

No segundo turno do Brasileirão, a proximidade com o G-4 se alargou - de um para cinco pontos. Além de não ter a força do Beira-Rio, o Inter de Dunga sofreu com a D'Aledependência. Ou seja, jamais venceu sem o argentino - caso deste domingo, contra o Cruzeiro. Além disso, em seus nove meses, o técnico demonstrou ter perdido a convicção nos seus 11 jogadores ideais. No Brasileirão, só conseguiu colocar a mesma formação consecutivamente contra Corinthians (vitória por 1 a 0) e Ponte Preta (3 a 1). Pela Copa do Brasil, embora os períodos sejam mais espaçados, nunca conseguiu manter a escalação.

Os motivos foram os mais diversos: lesões, suspensões, convocações, preservações dos departamentos médico ou físico. E também opções técnicas. Na frente da zaga, por exemplo, indefinição total para a dupla de volantes. O mesmo vale para o ataque. Otávio havia conquistado espaço, mas perdeu lugar para Caio numa partida e, na outra, Otávio já estaria de volta, inclusive marcando gol. Scocco, mesmo sem Diego Forlán estar à disposição, virou alternativa no banco. E Kleber e Fabrício se revezavam, discretos, na lateral esquerda.

Respaldo até o final

O perfil agregador, conhecido desde os tempos em que ainda era jogador, permaneceu à beira do gramado. O vestiário foi talvez seu grande mérito no Inter. Se em 2012 os problemas de comportamento no grupo eram rotina, nesta temporada não se viram notícias sobre qualquer questão interna. Dunga soube blindar. E os jogadores seguiram respaldando o treinador até o final, defendendo o chefe a assumindo a responsabilidade.

Nos bastidores, já se vê movimentação no sentido sucessório. Tite, atual técnico do Corinthians, foi procurado há duas semanas por emissários colorados, mas não aceitou nem conversar pelo vínculo com o clube paulista. O treinador, quando passou pelo Beira-Rio, conquistou a Sul-Americana em 2008, mas teve um problema de relacionamento com D’Alessandro, hoje a figura de maior destaque técnico e grande liderança do elenco. Luigi estava no departamento de futebol e sempre teve uma boa ligação com Tite.

Desempregados, Abel Braga, ex-Fluminense, e Mano Menezes, ex-Flamengo, se tornaram as principais opções. O primeiro tem como vantagem a identificação com o clube em que foi campeão da Libertadores e do mundo em 2006. Por outro lado, há uma vertente dentro do clube que preferiria apostar em um 'fator novo'. Nesse caso, Mano ganharia forças. Também campeão continental, mas em 2010, Celso Roth corre por fora.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir