Futebol

Rodrigo Caetano comenta utilização de jogadores do sub-23 no profissional

Em entrevista concedida a Rádio Globo, o diretor executivo de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, comentou a contratação de jogadores para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-23 e a utilização dos atletas no elenco principal:

“Realmente nós estamos realizando um processo paralelo ao campeonato brasileiro que é o sub-23, do qual o Vasco em duas partidas venceu as duas e tem 100% de aproveitamento. Na verdade este tipo de torneio nos dá oportunidade de fazer algumas apostas, mesmo que muitas das vezes ocorreu até mesmo na equipe profissional e sem a mesma paciência, tolerância, devido a ser um jogador de menos expressão, muitas das vezes ainda jovem, e vestir a camisa do Vasco com a obrigação de ser a solução. Então, nós buscamos isso. Buscamos o Vinicius que é um meia campeão brasileiro sub-20 com o Grêmio, mas que estava quase acertado com o Guarani e nós conseguimos trazê-lo ao Vasco. O mesmo acontecendo com o caso do Diego Rosa, que surgiu muito bem e é da mesma geração do Ramon e do Titi, no Internacional, que foi campeão brasileiro sub-20 com o Pato e o Luis Adriano que hoje brilham na Europa. O último caso do Patrick, que já não é tão jovem, com 22 anos, porém é um jogador que é o artilheiro da Série D junto ao Mixto de Cuiabá e que foi o artilheiro daquele estado. Então, a gente espera que ele possa no mínimo mostrar a sua qualidade. É o tipo de aposta incubadora que nos permite realmente avaliar para que tenha ou não qualidade para que no futuro possam estar no elenco profissional. O Vasco segue seu planejamento de que realmente o caminho percorrido pela série B, quando tínhamos 8 ou 9 atletas profissionais e hoje de manutenção de boa parte do elenco da série B com algumas contratações, onde umas deram certo e outras não, mas o processo de evolução de um elenco tem que primar por um número menor de mudanças e isso deverá ocorrer com o tempo. A gente espera que no final deste ano tenhamos condições de trazer qualidade e não quantidade. Identificar as carências, pois a maioria desses atletas tem contratos longos, ou por no mínimo até o meio do ano que vem. Isso nos dá condição de buscar as carências e haver uma mudança menor na fotografia e com isso, o índice de acerto tem de aumentar.\"

O Vasco ainda deseja registrar jogadores no Campeonato Brasileiro, já que tem um jogo a menos que os outros times e por isso poderia fazer o registro desses atletas:

\"O nosso advogado, Oswaldo Sestário, deverá estar entrando amanhã com uma consulta formal. O nosso maior objetivo nesse tipo de estratégia, planejamento, é vislumbrar uma utilização no futuro. Não seria aí a solução imediata para os nossos problemas. É sempre bom ter todos os nossos atletas, do elenco, a disposição do técnico. Entretanto, cada situação é uma situação diferente e sempre iremos agir com cautela, fazer essa consulta formal e aguardar essa resposta.\"

Fonte: -
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário