Futebol

Saiba as prováveis escalações, desfalques e pendurados do clássico de hoje

Não chega a ser inédito, afinal, em 2005, Vasco e Flamengo se enfrentaram na zona do rebaixamento do Brasileirão – a primeira e até então única vez desde a implantação da fórmula de pontos corridos, em 2003. Porém, o clássico deste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, reforça o caráter incomum do enfrentamento. Em crise, os dois clubes recentemente trocaram de treinadores, contrataram reforços - somente Sheik está à disposição dos técnicos -, tiveram problemas com protesto de torcedores e encaram como salvação da lavoura o confronto da nona rodada com seus goleiros reservas. Ganhar significa aliviar a pressão. Perder é adiar ainda mais a saída da zona de rebaixamento e anúncio de mais crise. 

Só o Rubro-Negro tem condições matemáticas de sair do Z-4. Em 17º, com sete pontos, melhora a posição com vitória, desde que o Figueirense não ganhe do Corinthians em São Paulo. O Cruz-Maltino, seis pontos atrás do primeiro livre fora da zona, pode, ao menos deixar a lanterna: o resultado positivo precisa ser acompanhado de tropeços ou de Joinville ou de Coritiba, que respectivamente, encaram Atlético-MG e Cruzeiro. 

A semana foi tumultuada. O Vasco, que levou a partida para fora do Rio dada a oferta de R$ cerca de 700 mil, contratou Celso Roth para o lugar de Doriva, que pediu demissão. Acertou as vindas de Andrezinho e Herrera e viu a negociação com Ronaldinho Gaúcho, acertada 90%, de acordo com o presidente Eurico Miranda, esfriar. Pouco se falou da campanha ruim: são cinco derrotas seguidas, com a pior defesa (14 gols sofridos) e o pior ataque (três gols marcados). 

Do lado do Flamengo, que tem em Cristóvão Borges um treinador em começo de trabalho, com cinco jogos, há um time que vive altos e baixos. Depois de duas vitórias, voltou a perder e a estar no Z-4. Tem a segunda pior defesa (12 gols) e um ataque pouco operante, com oito gols marcados. Enquanto espera por Guerrero, aposta em Sheik. 

Héber Roberto Lopes, de Santa Catarina, apita o clássico, auxiliado pelo conterrâneo Kleber Lucio Gil e o mineiro Guilherme Dias Camilo. Premiere, PFC HD e PFCI transmitem a partida ao vivo. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 

AS ESCALAÇÕES 

Vasco: Celso Roth vai para o seu primeiro jogo depois de uma curta semana de treinos. Na quarta-feira, ele fez seu primeiro coletivo e testou alternativas. A escalação é incógnita, mas não deve fugir muito do último time de Doriva: Charles; Madson, Anderson Salles (Aislan), Rodrigo e Julio César (Christiano); Serginho, Guiñazu, E. Biancucchi (Julio dos Santos) e John Cley; Riascos e Gilberto. 

Flamengo: Cristóvão Borges deu indícios de que Anderson Pico entra na lateral esquerda na vaga de Pará, muito contestado pela torcida, e de manutenção dos três volantes: Jonas, Márcio Araújo e Canteros. A dúvida é em relação à parte ofensiva. A tendência é de que ele escale Everton, Eduardo da Silva e Emerson Sheik, mas Alan Patrick corre por fora para iniciar a partida no lugar de um dos dois primeiros. A equipe, portanto, deve entrar com César, Luiz Antonio, Wallace, Samir e Pico; Jonas, Márcio Araújo e Canteros; Everton, Eduardo da Silva e Emerson. 

QUEM ESTÁ FORA 

Vasco: Martín Silva voltou da seleção uruguaia com entorse no tornozelo. Diguinho e Nei seguem fora. O lateral já faz trabalho de transição e Dagoberto faz tratamento à parte. Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, também está fora. 

Flamengo: Paulo Victor é o principal desfalque do time. O goleiro sofreu uma fratura na fíbula da perna direita durante treino e teve uma previsão inicial de retorno em até 60 dias. O meia Almir, recuperado de fratura no cotovelo, foi entregue à preparação física, mas ainda não tem condições de jogo. O atacante Nixon, liberado para treinar após não ter nenhum problema constatado em ressonância magnética no coração, ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em março. Cáceres está com o Paraguai na Copa América, e Armero, eliminado com a Colômbia, está de folga até segunda-feira. 

PENDURADOS 

Vasco: Emanuel Biancucchi, Gilberto, Rafael Silva, Rodrigo, Serginho e Yago. 

Flamengo: Luiz Antonio, Marcelo Cirino e Paulo Victor. 

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri