Futebol

Saiba como Celso Roth fez o Vasco deixar de ter piores índices

O pique de Rodrigo, aos 40 do segundo tempo, possibilitou um desarme preciso em William. Guiñazu roubou a bola, na intermediária ofensiva, Gilberto passou e Emanuel Biancucchi fez um lindo gol. Dois lances da vitória sobre o Avaí (veja melhores momentos no vídeo abaixo), dois exemplos da nova fase do Vasco. Iniciada ao ganhar do Flamengo, domingo passado, a gestão Celso Roth tirou do Cruz-Maltino a pior campanha do Brasileirão. Tudo em dez dias. Baseado em uma trinca: atitude, marcação e bola na rede.   

Começar o trabalho em São Januário não foi fácil. Roth herdou de Doriva um time repleto de problemas. Era o lanterna, não tinha vencido e acumulava a defesa mais vazada (14 gols) e o pior ataque (três gols) - em oito rodadas. Porém, tudo mudou a partir das duas vitórias por 1 a 0. Com cinco bolas na rede, a equipe superou o Joinville, que soma apenas quatro. E, sem vazar mais atrás, passou a ter a companhia do time catarinense e do Coritiba.   

Como? Roth exigiu mudança de atitude. Pediu humildade. Para correr como Rodrigo, não importando o momento da partida. E treinou. Para marcar como Guiñazu, para fazer gol como Biancucchi.   

- O que o Vasco mudou, acho, vocês estão percebendo. É a atitude do grupo. O Vasco está tendo a humildade de competir. Nós temos problemas técnicos, sim, todos têm. O futebol está assim. O primeiro passo é esse: admitir isso e competir. Nesses dois jogos, o Vasco teve consistência. É o ponto fundamental. Os jogadores sabem para onde devem se movimentar, estão agrupados. O grupo está consciente. Sabe da história do clube e sabe que não pode estar nessa situação tão ruim - avaliou o comandante.   

Mas não é suficiente. Com nove pontos, o Vasco melhorou, porém, ainda permanece na zona de rebaixamento. É o 18º colocado. Pode deixar o Z-4, depois de seis rodadas, caso vença a Chapecoense, sábado, no interior catarinense.   

- Falta aproximação, mecânica de jogo, movimentação. Saber o que tem de fazer. Mas ainda é cedo. Quando se chega a um clube com pontuação baixa e se tem duas vitórias, se começa a exigir mais. É por etapas. Vamos melhorar coletiva e individualmente - projetou o treinador.   

O Vasco viaja a Chapecó na manhã desta quinta-feira. Treina por lá na sexta. A partida no sábado começa às 21h (de Brasília).

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir