Futebol

Saiba quais mudanças no elenco o Vasco deverá sofrer para 2015

No plano ideal, todos afastados teriam novo clube e o Vasco diminuiria sua folha de pagamento - pelo menos dividindo salários com clubes que pegassem emprestados os jogadores que não faziam parte dos planos da comissão técnica. Nei, Sandro Silva e Michel Alves, porém, chegam ao fim de 2014 treinando separadamente do elenco e sem aliviar o caixa do clube. O contrato do goleiro se encerra no fim de 2014, mas nos casos do lateral e do volante há determinação de que eles voltam a treinar no grupo principal na futura gestão.

Com salários altos e longos contratos - os três juntos custam quase R$ 400 mil por mês -, Nei e Sandro vão custar quase R$ 5 milhões durante toda a temporada sem participarem de um treino no grupo principal. Os dois jogadores têm contrato até o início de 2016 e vêm treinando em horários alternativos durante todo o ano. Houve propostas pelos dois, mas as negociações não avançaram. Nei foi procurado pelo Sport para jogar a Primeira Divisão, mas desistiu do negócio. Sandro Silva, em caso semelhante, chegou a ser apresentado no Boa Esporte para ser adversário do Vasco. O jogador, porém, alegou motivos pessoais para desistir da transferência.

A decisão do afastamento dos jogadores foi tomada no fim de 2013, pouco depois do rebaixamento. Em reuniões entre o treinador Adilson Batista, o diretor do futebol Rodrigo Caetano e a diretoria administrativa, houve a determinação de que um corte de custos seria necessário para desinflar a folha do departamento de futebol. Houve acordo para a saída de Rodolfo, que tinha contrato até o fim deste ano, além de outras negociações, como do goleiro Alessandro, emprestado ao Náutico.

Dois Douglas em alta

Ainda sem definição sobre a continuidade de Rodrigo Caetano, embora seja reconhecidamente complicada sua permanência dentro da política de redução de custos do departamento e nova hierarquia liderada por Eurico Miranda, o vice-presidente de futebol José Luis Moreira pede informações sobre as condições de contrato de jogadores e da folha de pagamento dos atletas.

Além dos retornos de Nei e Sandro Silva, o clube recebe de volta também Bernardo, William Barbio e outros garotos, como o atacante Romário, que deixou o Macaé esta semana. A ideia é estudar caso a caso e buscar novos empréstimos ou, se surgirem propostas, a venda desses atletas, principalmente dos pratas da casa que tiveram pouca oportunidade nos últimos anos.

Em seus tempos de comando do futebol vascaíno, Eurico chegou a se desentender com Romário, que fazia as vezes de atacante e treinador, quando o Baixinho privilegiou o atacante Abuda, que estava emprestado ao Vasco, em detrimento da escalação de Alan Kardec.

Entre os jogadores que têm contrato se encerrando no fim dessa temporada, ainda não houve procura por nenhum dos atletas para conversa. A nova administração tem interesse em jogadores em condições consideradas mais simples e menos onerosas pela permanência.

O meia Douglas, que comentou em entrevista coletiva não ter conversado com ninguém ainda sobre o futuro, é um dos que a nova administração do futebol do Vasco vai procurar. O contrato com o Corinthians termina nesse fim de ano e o jogador está livre para negociar o futuro. O zagueiro Douglas Silva, que está emprestado ao Vasco, também agradou.

A nova diretoria optou por não procurar ninguém antes da efetiva eleição do presidente Eurico Miranda - após a votação do dia 11, o atual presidente do Conselho de Beneméritos recebeu quase 90% dos votos no Conselho Deliberativo para comandar o clube no próximo triênio - para não gerar incerteza ou qualquer outra reação em outros atletas. Na lista de atletas com contrato no fim estão Diego Renan, André Rocha, Carlos César, Douglas Silva, Fabrício, Pedro Ken, Douglas, Dakson, Guilherme Biteco, Lucas Crispim, Maxi Rodríguez e Edmilson.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri