Imprensa

Santos emite nota sobre 'responsabilidade' de diagnóstico em Everton Costa

O Santos, através de uma nota oficial, negou ter identificado uma doença no coração do ex-meia Everton Costa, 29, que nesta quarta-feira anunciou o fim de sua carreira por conta de um problema cardíaco. Segundo o empresário do jogador, Jorge Machado, a enfermidade foi diagnosticada durante a passagem do atleta pela Vila Belmiro, mas “segurada” pelo corpo médico do clube.

O comunicado santista é assinado pelo coordenador do departamento de saúde, Rodrigo Zogaib. Ele afirma que nos exames realizados por Everton Costa não apontaram restrições para sua carreira.

- O diagnóstico dos exames apontou que o atacante não teria restrição para a prática de atividades esportivas e que seria indicada a realização dos mesmos testes a cada seis meses, por conta de alterações de um dos exames sanguíneos (alterações a serem mantidas em sigilo médico por questões de ética).

A nota afirma que os testes foram realizados no dia 10 de gosto de 2013, para que o empréstimo do jogador, à época no Coritiba, fosse concluído. O médico também nega negligência.

- É irresponsável e leviano sugerir que qualquer atitude do corpo clínico do Santos FC possa ter colaborado para o triste desfecho da carreira do atleta.

Machado anunciou a aposentadoria de Everton durante participação no “Arena SporTV”. O jogador está afastado do futebol desde abril do ano passado, por um diagnóstico de arritmia cardíaca.

- Infelizmente aconteceu isso com ele por uma doença de Chagas detectada na época que ele estava no Santos e que não foi repassada para as pessoas, não foi dito, foi “segurado” pelo corpo técnico do Santos. Depois, quando ele teve esse problema no Vasco, o corpo médico do Santos comunicou ao Vasco que tinham detectado já essa doença que ele teve. Infelizmente o Everton não tem mais condição de continuar, até pela saúde dele - anunciou Machado.

Veja abaixo a nota oficial do Santos sobre o episódio:

Infelizmente aconteceu isso com ele por uma doença de Chagas detectada na época que ele estava no Santos e que não foi repassada para as pessoas, não foi dito, foi 'segurado' pelo corpo técnico do Santos. Depois, quando ele teve esse problema no Vasco, o corpo médico do Santos comunicou ao Vasco que tinham detectado já essa doença que ele teve. Infelizmente o Everton não tem mais condição de continuar, até pela saúde dele - anunciou Machado.

O Departamento Médico do Santos FC informa que o jogador Everton Costa passou por todos os exames cardiológicos, ortopédicos e clínicos necessários, para que fosse concluída a assinatura de seu contrato de empréstimo junto ao Coritiba, no mês de agosto de 2013. As avaliações cardiológicas do atleta aconteceram no dia 10 de agosto de 2013, no HCor, em São Paulo (SP), o qual presta serviço ao Clube há anos e é referência no Brasil nesta especialidade. O diagnóstico dos exames apontou que o atacante não teria restrição para a prática de atividades esportivas e que seria indicada a realização dos mesmos testes a cada seis meses, por conta de alterações de um dos exames sanguíneos (alterações a serem mantidas em sigilo médico por questões de ética).

Considerando que o atleta permaneceu por quatro meses no Santos FC e em seguida, retornou ao Coritiba, o Departamento Médico do Santos FC reafirma que sua conduta está amplamente amparada na boa prática médica, embasada nas diretrizes das Sociedades Médicas Brasileiras, relacionadas ao esporte. Enfatiza-se que, em nenhum momento, o Departamento Médico do Santos FC negligenciou o tratamento ao jogador Everton Costa. Por isso, é irresponsável e leviano sugerir que qualquer atitude do corpo clínico do Santos FC possa ter colaborado para o triste desfecho da carreira do atleta.

Rodrigo Zogaib - Coordenador do Departamento de Saúde do Santos FC

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário