Futebol

Segundo matemático Tristão Garcia, Vasco tem 38% de chance de Libertadores

A cinco rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro passa a tomar formas quase definitivas. Os resultados da 33ª rodada foram ótimos para o Corinthians, que voltou a abrir oito pontos de vantagem para o segundo colocado. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a chance de título da equipe pulou de 85%, na última rodada, para 95%. 

Chances de título

Time Chances
Corinthians 95%
Grêmio 3%
Santos 1%
Palmeiras 1%

O analista destaca que a vitória do Corinthians fora de casa sobre o Atlético-PR e as derrotas do Palmeiras para o Vitória e do Santos para o Vasco, na Vila Belmiro, foram cruciais para garantir uma tranquilidade ainda maior ao líder do campeonato.

- Aconteceram duas coisas: Corinthians ganhou fora, o que é sempre significativo. O Santos e o Palmeiras perderam. A melhor coisa que o líder pode querer é que quem o segue de perto perca. Aquela gordura que ficou armazenada com os 47 pontos do turno foi muito importante, porque o Corinthians fez um segundo ruim, mas o primeiro turno foi tão excepcional que conseguiu dois resultados em sequência e já voltou à tranquilidade. Está muito perto do título - disse Tristão.

Libertadores

Time Chance
Corinthians 100%
Cruzeiro 100%
Grêmio 99%
Santos 99%
Palmeiras 98%
Botafogo 80%
Flamengo 60%
Vasco 38%
Bahia 10%
Atlético-MG 7%
São Paulo 6%
Fluminense 1%
Atlético-PR 1%
Chapecoense 1%

Na disputa pela Libertadores, a briga maior se dá entre Botafogo, Flamengo e Vasco. A situação, porém, pode ficar mais tranquila para as equipes cariocas, já que o Grêmio tem chance de conquistar o título na Libertadores, o que abriria mais uma vaga para a competição continental do ano que vem através do Brasileirão. Outra possibilidade é se o Rubro-Negro for o campeão da Copa Sul-Americana.

- Fica um pouco difícil para Botafogo, Flamengo e Vasco chegarem na vaga direta. Mas ainda há uma possibilidade grande do Grêmio ser campeão da Libertadores, então seria mais uma vaga na disputa, e um dos cariocas chegaria na Libertadores de maneira direta. Se Grêmio e Flamengo ganharem (as competições internacionais), serão nove brasileiros na Libertadores. Bahia todo mundo achava que ficaria lá na parte de baixo, mas está bem e ainda tem mais três jogos em casa. Mas a briga dos cariocas está animada.

Rebaixamento

Time Chances
Atlético-GO 99%
Avaí 87%
Ponte Preta 82%
Sport 71%
Vitória 29%
Coritiba 17%
Chapecoense 8%
Atlético-PR 4%
Fluminense 2%
São Paulo 1%

No Z-4, alguns times se complicaram e ampliaram as chances de queda. As derrotas de Avaí, Ponte Preta e Sport, todas em casa, trouxeram uma situação de muito perigo às equipes. Vitória e Coritiba, por outro lado, se afastaram da situação de perigo, mas ainda não estão livres da degola.

- Avaí começou a perder o fôlego. O Vitória voltou a vencer em casa no momento que precisava. A Ponte perdeu em casa. Acho que caiu. Tudo depende dos resultados do Coritiba. Ponte e Sport têm três jogos fora. Coritiba tem três em casa, a tabela favorece a fugir. O Atlético-PR está mal nesse momento, mas já está afastado, então conta com isso também. Mas Vitória tem três fora. Não está fechado, mas... Atlético-GO já foi, Avaí está tendendo, Ponte está em uma situação ruim, Sport ainda tem chaces, mas está difícil, nos últimos seis jogos, não venceu nenhum.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri