Segundo o Infobola, Vasco tem 62% de chances de rebaixamento

Em 29/09/2008 13:36
 

Torcedores tricolores e vascaínos tiveram mais um fim de semana de sofrimento no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Vasco perdeu para o então lanterna Ipatinga por 3 a 1 , o Flu ainda arrancou um empate em 1 a 1 , nos acréscimos, com o Botafogo. Os resultados paralelos, porém, jogaram o Tricolor de Cuca para a lanterna da competição. E o fantasma do rebaixamento continua assombrando as Laranjeiras e São Januário.

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Fluminense tem nada menos que 72% de chances de ser rebaixado faltando 11 rodadas para o fim da competição. O Tricolor, com 26 pontos, vai enfrentar o Goiás, melhor time do segundo turno, na quarta-feira, no Maracanã. Se vencer, o time de Cuca deixa provisoriamente a zona de rebaixamento e passa a \"secar\" os concorrentes Vasco, Ipatinga, Portuguesa e Atlético-PR.

Confira a classificação do Brasileiro
O Vasco é o penúltimo colocado, com o mesmo número de pontos que o Flu, mas vantagem no número de vitórias. As chances de rebaixamento do time da Colina são de 62%. No sábado, o time de Renato Gaúcho tem outro confronto direto contra um time ameçado pelo descenso. O adversário é o Figueirense, em São Januário.

Apesar de ter um ponto a mais que o Vasco (27), o Ipatinga tem chances um pouco maiores de rebaixamento: 64%. A Portuguesa completa os quatro times atualmente na zona de rebaixamento, e tem 55% de chances de voltar à Série B no ano que vem. Atlético-PR (49%), Figueirense (35%), Santos (29%), Náutico (26%) e Atlético-MG (8%) são os outros times ainda são assombrados pelo fantasma do descenso.

Na parte de cima da tabela, o Palmeiras tirou o Grêmio da liderança após 13 rodadas. Os dois times têm o mesmo número de pontos (50), mas o Verdão leva vantagem no número de vitórias. E também nas chances de título. Segundo Tristão Garcia, o time paulista tem 42% de possibilidade de ser campeão, contra 31% do tricolor gaúcho. O Flamengo, quarto colocado, tem 7% de chances, pouco menos que o Cruzeiro (10%) e mais que São Paulo (4%) e Botafogo (3%). Goiás, Inter e Coritiba tem chances remotíssimas de apenas 1% no momento.

Se as chances de título para o Flamengo são pequenas, o mesmo não se pode dizer da possibilidade de conquistar uma vaga na Libertadores de 2009. Depois da vitória dramática de virada sobre o Sport, o Fla tem 53% de probabilidade de retornar à competição continental. O Botafogo, que perdeu dois preciosos pontos ao deixar o Fluminense empatar nos acréscimos, tem 21% de chances de chegar à Libertadores. Palmeiras (89%), Grêmio (86%) e Cruzeiro (60%) aparecem mais bem colocados que os cariocas.

Confira a próxima rodada:
Quarta-feira, 20h30

Fluminense x Goiás

Quinta-feira, 20h30
Vitória x Portuguesa
Cruzeiro x Sport

Sábado
16h - Grêmio x Botafogo
16h - Palmeiras x Atlético-MG
16h - Ipatinga x São Paulo
18h20 - Náutico x Flamengo
18h20 - Vasco x Figueirense
18h20 - Coritiba x Internacional
18h20 - Santos x Atlético-PR

últimas das colunas

todos os colunistas