Futebol

Sem jogos oficiais, quatro jogadores treinam à parte no Vasco

O Vasco está utilizando o período sem jogos até o Brasileirão para recuperar alguns jogadores fisicamente. A comissão técnica, com o Departamento de Saúde e Performance do clube, optou por trabalhar alguns atletas de forma separada nesta "intertemporada". Galdames, por exemplo, ganhou uma "mini-férias", enquanto alguns jogadores treinam à parte para se recuperar de algumas queixas.

São os casos de Lucas Piton, Paulo Henrique, Zé Gabriel e Rossi. Todos eles têm algum tipo de queixa física que não configura a lesão, e o departamento médico está usando o período sem jogos até o Campeonato Brasileiro para zerar estes problemas.

O caso de Galdames é diferente. O atleta veio de uma temporada em andamento na Europa e não teve férias, como a maior parte do elenco do Vasco, que teve pré-temporada no Uruguai em 2024. Em acordo com a comissão técnica, o atleta está cedido ao DESP, onde faz um trabalho de fortalecimento muscular e de tempo para descansar.

O objetivo é que o chileno não tenha uma fadiga física ou mental durante a temporada do Vasco, já que a partir de abril a equipe terá um calendário com jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, com partidas "quarta-feira e domingo".

Nesta segunda-feira, o ge acompanhou o treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa. Enquanto o elenco fez um trabalho da parte técnica à tarde, com trocas de passes e finalizações, Galdames fez um trabalho físico na academia, enquanto Rossi, Piton, Zé Gabriel e Paulo Henrique acompanharam do lado de fora.

O trabalho do DESP em parceria com a comissão técnica do Vasco é feito de forma coletiva e individualizada para cada atleta. Adson, por exemplo, também faz um trabalho de fortalecimento extra, mas segue treinando com o grupo normalmente. Vegetti, que se lesionou na costela em janeiro, está 100% recuperado e não apresenta mais dores.

Jair e Paulinho

As recuperações de Jair e Paulinho seguem de acordo "100% com o planejado". Ambos com lesão no ligamento cruzado anterior do joelho, os atletas fazem trabalho de fisioterapia e academia em conjunto e estão se adaptando bem ao processo.

A previsão de volta de Jair e Paulinho, que se lesionaram durante o Cariocão, segue para a partir de outubro. A ruptura do LCA no joelho é uma lesão grave, que precisa de tempo para o jogador ter "uma cura biológica", que acontece depois de oito meses do caso.

Ambos estão na fase 2 da recuperação, quando está no momento pós-cirurgia com o trabalho da fisioterapia e academia. Na fase 3, entra em ação o trabalho com a preparação física na academia, até que na fase 4 o jogador está na transição para do trabalho "indoor" para o campo, até ele depender apenas do campo e poder voltar a treinar com o grupo.

O Vasco terá até o dia 13 de abril, data da abertura do Brasileirão, para se preparar para a temporada de 2024. Fora do Carioca, o período desde a derrota contra o Nova Iguaçu até o jogo contra o Grêmio, em São Januário, será de 26 dias, tempo maior que o da pré-temporada.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário