Clube

Sem Luis Fabiano e com medo de sobrecarregar Nenê, Vasco busca alternativas

Diz a cultura popular que “a bola procura o craque”. Só que o Vasco tem neste domingo, às 16h, contra o Corinthians, uma missão contraintuitiva: buscar alternativas a Luis Fabiano e Nenê em Itaquera.

Os dois tiveram participação decisiva, seja com assistência ou empurrando a bola para o fundo da rede, em 11 dos 24 gols marcados pelo Cruz-maltino no Brasileiro. Luis Fabiano, porém, ainda não está recuperado de cirurgia no joelho direito e desfalca o time. O técnico Zé Ricardo tenta evitar uma sobrecarga em Nenê, que será vigiado pela melhor defesa do campeonato. Por isso, dedicou-se a trabalhar em opções.

— Lógico que o Luis Fabiano faz falta, mas vai demorar um tempinho para ele retornar. Temos que trabalhar com quem está à disposição — frisou o treinador.

Substituir o Fabuloso, responsável por cinco gols e duas assistências nesta Série A, não é tarefa simples. Zé Ricardo procurou incentivar o argentino Andrés Rios, que liderou o ataque nas vitórias contra Fluminense e Grêmio. O treinador disse ainda que conta com a garotada na divisão de tarefas ofensivas. Mateus Vital, por exemplo, tem sido titular e marcou o gol da vitória contra os gaúchos. Paulinho e Paulo Victor, que também já balançaram a rede na Série A, são opções no banco. Zé indicou que não espera só alternativas individuais, mas também táticas.

— Andrés tem feito um bom trabalho. Os meninos são opções nos lados do campo — disse Zé Ricardo — O importante é ter equilíbrio sem a bola, saber ocupar espaços. Com os garotos, podemos marcar um pouco mais alto, se for necessário.

 

Argentino cresce na ausência do Fabuloso

Andrés Rios vinha sem espaço no Vasco até o clássico contra o Fluminense. Foi sua primeira chance como titular, no lugar do lesionado Luis Fabiano. Sob o olhar atento de Zé Ricardo, que via o jogo de camarote, Rios deu passe para Ramon fazer o gol da vitória.

Apesar de pouco acionado no jogo seguinte, contra o Grêmio, o argentino foi elogiado. O meia Wagner, por exemplo, chamou de “excepcional” o desempenho de Rios. O desafio agora é balançar a rede pela primeira vez para confirmar que há vida sem o Fabuloso.

— Gosto de competir com os melhores, e Luis Fabiano é um grande goleador. É um prazer disputar posição com ele — disse Rios na última semana.

 

Joia come pelas beiradas e busca protagonismo

Mateus Vital cansou de deixar os companheiros na cara do gol: deu 23 passes para finalização neste Brasileiro, segundo o “Footstats”. Neste quesito, só fica atrás de Nenê, que foi “garçom” 30 vezes. Faltava ele mesmo assumir o protagonismo, o que aconteceu contra o Grêmio, quando marcou seu primeiro gol pelo profissional.

Zé Ricardo observa com carinho o jogador, de apenas 19 anos. No Vasco, há quem veja nele potencial para ser mais do que alternativa e assumir, no futuro próximo, o posto de ator principal.

— Mateus tem muita qualidade. Precisava desse gol para tirar um peso das costas. Está se aprimorando bastante com o Zé — disse o meia Wagner.

 

Lateral foi decisivo nas últimas duas vitórias

Engana-se quem achar que as soluções para o ataque só aparecem do meio-campo em diante. O lateral-esquerdo Ramon é a prova: nos últimos dois jogos, foi decisivo para o Vasco sair vencedor.

Com bagagem no Vasco, onde foi campeão da Copa do Brasil de 2011, Ramon desponta como referência mesmo atuando na lateral. Contra o Fluminense, garantiu a vitória com um chute de fora da área. No jogo seguinte, contra o Grêmio, deu assistência para o gol de Mateus Vital, que destacou a importância do colega.

— É meu parceiro, um cara que sempre me ajuda com sua experiência no futebol. Procuro sempre aprender — afirmou Mateus no último sábado.

Fonte: extra.globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri