Imprensa

Sem Payet, Lédio Carmona explica como posicionaria o time do Vasco

O Vasco não contará com seu principal jogador para o início da campanha do Campeonato Brasileiro. Dimitri Payet sofreu uma lesão no joelho e desfalcará o time por até quatro semanas, com retorno previsto para o começo de maio. Com isso, perderá uma sequência de, pelo menos, seis partidas. O francês, que já disputou 28 jogos oficiais e esteve ausente apenas 5 vezes, vinha sendo o principal personagem do cruzmaltino desde sua chegada.

O camisa 10 sofreu uma entorse no ligamento colateral medial do joelho direito, contusão que costuma não envolver intervenção cirúrgica para recuperação em caso de grau leve. A expectativa do Vasco, eliminado nas semifinais do Estadual pelo Nova Iguaçu, era chegar para o Brasileirão com força total e já engrenar em uma temporada diferente da anterior.

O treinador Ramón Diaz tinha o versátil camisa 10 como homem de referência e condutor do jogo para fazer a ligação com o ataque, além de que, sua presença neste primeiro trimestre conseguiu suprir as ausências dos meias Jair e Paulinho — se recuperam de rompimentos de ligamento cruzado anterior e só devem retornar em outubro.

Aos 37 anos e adaptando-se cada vez mais ao futebol brasileiro, Payet iniciou o ano pesando 80kg, oito quilos a menos que na temporada passada. O meia, que atuou flutuando pelo lado esquerdo do ataque e, em muitas das partidas, como um segundo atacante, participou como titular em oito dos dez jogos disputados por ele no Carioca. Ele distribuiu 4 assistências e marcou 2 gols, com uma média de 93 minutos por partida. Pela primeira vez mantendo uma constância, conseguiu mostrar lampejos do seu futebol, apesar de enfrentar times com menor qualidade técnica.

No segundo semestre de 2023, Payet teve que lidar com a irregularidade e má forma física. Por isso, começou apenas 7 dos 17 confrontos que disputou com a camisa cruzmaltina, tendo uma média de 47 minutos por jogo, quase a metade do que vinha jogando.

Com sua ausência devido à lesão, a previsão para a estreia do time no Brasileiro contra o Grêmio (14/4) não é vista com tanto otimismo como antes. O jornalista Lédio Carmona explicou como posicionaria o time do Vasco, que joga a mercê da inteligência do estrangeiro, para o confronto.

— Eu formaria um meio-campo absolutamente defensivo, fecharia a 'casinha', tentaria jogar no contra-ataque, jogaria com dois, três volantes e três zagueiros. Não tem reserva para ele [Payet]. Jogaria com Sforza, talvez, com o Galdames, que não marca tanto, com o Matheus Cocão ou o Zé Gabriel. Estou levando em conta até agora sem os reforços, que sinceramente eu nem sei se vem — descreveu ele ao GLOBO.

Jogos que deve ficar de fora:

Payet deve ficar de fora dos embates contra Grêmio (14/4), Bragantino (17/4), Fluminense (20/4), Criciúma (27/4), Athletico (5/5) e Vitória (12/5), válidos pelo Campeonato Brasileiro. Pela Copa do Brasil, o atleta não deve desfalcar o clube carioca, já que ainda não há data definida para o sorteio da 3ª fase.

Retrospecto pelo Vasco

Ele chegou ao cruz-maltino em agosto do ano passado e, desde então, realizou 28 jogos, marcando 4 gols e distribuindo 6 assistências. Vale ressaltar que passou por um período de adaptação para ganhar ritmo de jogo e estreou em setembro. Dentre as partidas, saiu como vitorioso em 12, 7 vezes derrotado e outras 9 com empate. Além disso, também participou de dois amistosos, marcando um gol.

O francês esteve presente em 17 partidas do Campeonato Brasileiro no ano passado. Ele ajudou o clube a escapar do rebaixamento com 8 vitórias, terminando na 15ª colocação. Na competição, não jogou apenas uma partida, a vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, que ficou no banco. No lugar, Erick Marcus foi escalado.

Pelo Carioca, disputou dez partidas e esteve ausente de três. Ele ficou de fora da vitória contra o Boavista e do empate com Sampaio-RJ, pois participou dos amistosos de pré-temporada na mesma data. Também não foi relacionado na vitória contra o Audax-RJ para cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo levado. Na Copa do Brasil, não jogou na vitória sobre o Marcílio Dias, já que teve um quatro gripal com suspeita de Covid-19.

Trio fora por lesão

As ausências no setor do meio-campo já vinham sendo uma dor de cabeça para o técnico Ramon Díaz que, recentemente, pediu a contratação de mais um homem para o meio. Vasco tem como opções de reposição Galdames, Juan Sforza, Matheus Carvalho, Praxedes, Zé Gabriel, De Lucca, JP, Lucas Eduardo e Guilherme Estrella.

O treinador pode optar por Galdames na função de Payet, completando o trio com Sforza e Zé Gabriel. Praxedes também é uma possibilidade, já que atuou outras vezes na posição. No entanto, Lédio analisa que a peça ainda é uma lacuna.

— O Praxedes não é um reserva para ele, por mais que o Ramón Diaz insista com isso. Ele vai até jogar naquela posição, mas não consegue se aproximar, ter a mesma dinâmica de jogo. Tecnicamente é um jogador razoável, mas que não tem a dinâmica de jogo, o improviso e o poder decisivo do Payet — completou ele.

Fonte: Agência O Globo
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário