Futebol

STJD já estuda denunciar Jorge Henrique e Rafael Silva

Se o fato de ter perdido Jorge Henrique e Rafael Silva para a partida contra a Chapecoense já foi uma dor de cabeça para o técnico Jorginho, imagina ficar sem a dupla de concorrentes ao time titular na reta final do Campeonato Brasileiro? É um risco que o Vasco, brigando para escapar do rebaixamento, vai correr após ambos terem sido expulsos no empate por 1 a 1 com o Avaí, no último domingo, na Ressacada. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) já estuda a denúncia contra os atacantes, que acabaram de ser julgados e punidos em setembro e voltarão ao banco dos réus como reincidentes. Ou seja, com chances de receberem punições mais severas.

A primeira expulsão de Jorge Henrique foi na derrota por 3 a 0 para o Goiás, segundo o juiz Luiz Flávio de Oliveira, por "haver desferido um chute com o pé esquerdo atingindo a coxa de seu adversário". Ele foi enquadrado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), "por praticar jogada violenta", mas a defesa descaracterizou a conduta para ato hostil e recebeu uma partida de suspensão. 

Agora, o cartão vermelho na Ressacada foi depois de ter sido substituído, ao protestar contra o pênalti marcado a favor do Avaí. Na súmula da partida, o árbitro Luis Teixeira Rocha disse que expulsou o jogador por "arremessar ao chão uma garrafa de agua e chutá-la em forma de protesto, gesticulando com os braços abertos e proferindo aos gritos as seguintes palavras: 'não adianta fazer sacanagem'". Ele deve responder no artigo 243 F por "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto". A pena para casos contra árbitros é de quatro a seis partidas de suspensão, além de multa entre R$ 100 e R$ 100.000.

O artigo que Jorge Henrique deve ser denunciado é o mesmo que Rafael Silva foi penalizado há exatamente uma semana, pegando quatro jogos de suspensão por ofensas ao árbitro Elmo Resende na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG. O juiz relatou que o atacante o chamou de "fanfarrão" e alegou que ele estaria favorecendo o time adversário. 

Ainda segundo o documento, ele deixou o campo proferindo as seguintes palavras ao árbitro: "seu filho da p..., ladrão". Ele cumpriu uma partida e desde então vem atuando sob efeito suspensivo até que o caso seja julgado no Pleno do tribunal. Agora, o jogador deve responder no artigo 254 do CBJD por "praticar jogada violenta". Na súmula, o árbitro alegou que puniu o atleta por "conduta violenta ao atingir com o braço na altura do rosto de seu adversário (...) com o jogo paralisado". A pena prevista é gancho de um a seis jogos.

O Vasco chegou a marca de 100 cartões no Campeonato Brasileiro e é o time mais indisciplinado da competição. Foram 88 amarelos e 12 vermelhos, outro recorde cruz-maltino entre os 20 clubes da Série A.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir