Categorias de base

Sub-13: Jogadores passam mal por causa do calor e são substituídos

O calor extremo no Rio de Janeiro, com sensação térmica acima de 50°C, prejudicou atletas do sub-13 do Vasco em jogo contra o Fluminense, na manhã deste sábado. Dois jogadores do clube se sentiram mal e precisaram ser substituídos na vitória vascaína por 2 a 0, pelo jogo de ida da final da Taça Rio do Campeonato Metropolitano. Samuel e Pietro marcaram os gols.

Um dos atletas apresentou quadro de vômito e outro sentiu mal-estar. Ambos precisaram deixar o campo antes do fim do clássico, mas foram atendidos pelo médico do Vasco e passam bem. Outros jogadores, inclusive do Fluminense, se sentiram mal, mas conseguiram suportar até o apito final.

O jogo teve início às 9h. Pessoas ouvidas pela reportagem defendem que o horário, nesse pico de calor que o Rio de Janeiro vivencia, não é o ideal. O clássico, porém, aconteceu no campo do Artsul, que não tem iluminação para receber uma partida à noite, que seria o mais adequado, por exemplo.

Por causa do forte calor, o jogo do sub-13 teve duas paradas técnicas para hidratação, tanto no primeiro tempo quanto na etapa final. A preocupação é que o mal-estar pode causar impactos mais importantes, com risco de síndrome do colapso do calor, ou seja, tonteira, fraqueza, perda cognitiva, confusão mental, hipotensão arterial e até AVC ou coma, em casos mais extremos.

Às 15h deste sábado, o sub-17 do Vasco entrará em campo também contra o Fluminense, pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca da categoria. O clube adota cuidados especiais nesse período, como hidratação vigorosa, com uso de isotônicos, e, em caso de sintomas, o jogador é substituído. Todos os jogos são acompanhados por médicos e há ambulâncias disponíveis em caso de necessidade de deslocamento para o hospital.

Fonte: ge
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário