Categorias de base

Sub-20: Vasco aposta em Lucas Santos para surpreender no Brasileirão

Começa nesta terça-feira o Campeonato Brasileiro Sub-20, segunda grande competição da categoria organizada pela CBF no ano. E o primeiro jogo, entre Vasco e Corinthians, começa nesta terça-feira, em São Januário, com transmissão do Sportv2. Saiba mais sobre a competição.

O regulamento

Igual ao dos anos anteriores. Nesta primeira fase, 20 equipes disputam o torneio divididas em quatro grupos de cinco. São quatro partidas, e os dois primeiros de cada chave avançam para a segunda fase, em que dois grupos de quatro times se formarão. Novamente, os dois primeiros avançam para as semifinais e se enfrentam para definir os finalistas.

Os campeões

Em 2015, o Fluminense, que tinha Pedro como centroavante e Douglas como volante, derrotou o Vitória na final e ficou com o título. Em 2016, o Botafogo, de Matheus Fernandes e do técnico Eduardo Barroca, foi campeão ao derrotar o Corinthians na decisão. Em 2017, o Cruzeiro contou com a grande atuação do goleiro Victor Eudes para derrotar o Coritiba nos pênaltis e ficar com o título. Emerson Ávila era o técnico da equipe celeste.

Os participantes

São os 20 primeiros colocados do ranking da CBF. Por isso, vários clubes da Série B estão na disputa, como Coritiba, Figueirense, Ponte Preta e Atlético-GO.

Grupo A: Atlético-GO, Atlético-MG, Corinthians, Sport e Vasco

Uma chave equilibrada, sem favoritos. O Corinthians, vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20, vem com uma novidade no banco de reservas: o técnico Eduardo Barroca, contratado junto ao Botafogo e convocado recentemente para ser auxiliar de Carlos Amadeu na seleção sub-20. O destaque do time é o lateral-esquerdo Carlos Augusto, que já treina nos profissionais. No Atlético-MG, a intenção é evoluir, após a eliminação na Copa do Brasil Sub-20 diante do Vila Nova. A aposta é no meia Bruno Roberto.

O Sport aposta na continuidade do trabalho do técnico Junior Câmara e da geração vice-campeã da Copa do Brasil Sub-17 em 2016. O Atlético-GO melhorou o trabalho de base nos últimos anos e aposta no bom atacante Chrystian, destaque do time na Copa São Paulo. No Vasco, vice-campeão carioca, a busca do técnico Marcos Valadares é por uma equipe mais equilibrada, principalmente no setor defensivo. O atacante Lucas Santos, que treinou com a seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo, é o principal jogador.

Grupo B: Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Ponte Preta e Palmeiras

Aqui o Palmeiras surge como principal time da chave, pelo que fez na Copinha e na Copa do Brasil Sub-20. Não contará mais com Fernando, vendido ao Shakhtar Donetsk, mas tem uma equipe forte fisicamente e com qualidade técnica suficiente para passar. Um dos destaques do time é Léo Passos, centroavante artilheiro da Copa do Brasil Sub-20 com seis gols.

A disputa pela segunda vaga está em aberto. O Fluminense tem uma equipe muito competitiva, assim como o Grêmio, e os dois já se enfrentaram na Copa do Brasil Sub-20. Os gaúchos levaram a melhor. Ponte Preta e Chapecoense têm potencial para surpreender, apostando em um jogo reativo.

Grupo C: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, São Paulo e Vitória

Outra chave em que há um favorito. O São Paulo, vice-campeão da Copinha e vencedor com sobras da Copa do Brasil Sub-20, é o melhor time sub-20 do Brasil, na visão do blog e tem seis jogadores na seleção da categoria, com destaque para Helinho, Igor Gomes e Jonas Toró. Mas a disputa pela outra vaga promete ser feroz.

O Botafogo aposta no conjunto e na vivência do técnico Anthoni Santoro, substituto de Eduardo Barroca, para seguir sendo competitivo. O Vitória tem uma base nascida em 1998 muito forte, campeã da Copa do Brasil Sub-17 em 2015. O Cruzeiro, atual campeão, contratou o técnico Ricardo Resende, que venceu a Copa do Brasil Sub-0 de 2017 pelo Atlético-MG e tem uma equipe sólida. O Coritiba, atual vice-campeão, fez uma campanha razoável na Copinha e também tem bons valores.

Grupo D: Atlético-PR, Figueirense, Flamengo, Internacional e Santos

A chave é equilibrada, com ligeiro favoritismo para o Flamengo, atual campeão da Copinha, perdeu alguns jogadores e o técnico Maurício Souza para o profissional. No lugar dele, Márcio Torres, o Marcinho, terá um time experiente em algumas posições, com destaque para o volante Hugo Moura e para o zagueiro Matheus Dantas. Atenção para o excelente Reinier, de apenas 16 anos, que já subiu dos juvenis e fez até um gol no último amistoso dos profissionais, contra o Bangu.

A disputa, no entanto, depende de como os clubes irão administrar os jogadores que descerem dos profissionais. O Santos passou por uma reformulação na base e agora é comandado pelo técnico Rodrigo Leitão. No Inter, também houve mudança de comando técnico. O Figueirense, que cumpriu um bom papel na Copa do Brasil Sub-20 (eliminou o Santos vencendo por 5 a 3 na Vila Belmiro), tem um projeto consistente na base, assim como o Atlético-PR, que não teve resultados tão bons no início do ano.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir