Categorias de base

Sub-20: Vasco fez a melhor campanha de sua história na Copa do Brasil 2017

O Vasco da Gama inicia nesta quinta-feira (29/03), diante do Avaí, em Florianopólis, a sua caminhada na Copa do Brasil sub-20. Por sua tradição e grandeza, o Cruzmaltino entra no torneio mirando a conquista do título, porém sabe que no trabalho de formação o mais importante nem sempre é ser campeão. A maior prova disso foi dada pelo próprio Gigante da Colina na edição passada do torneio.

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.brPaulinho
Paulinho

Em 2017, com uma equipe formada por jogadores nascidos nos anos de 97, 98, 99 e 2000, o Almirante chegou na semifinal e só não foi à decisão devido a um apagão diante do Atlético Mineiro nos minutos finais do jogo de volta, realizado em São Januário para um público de aproximadamente 10 mil pessoas. O lugar mais alto do pódio não veio, mas os vascaínos tiveram motivos de sobra para festejar na sequência.

Os seguidores da Cruz de Malta viram inúmeros jogadores daquele time serem promovidos e se tornarem peças importantes na campanha que recolocou o Vasco da Gama na Conmebol Libertadores. O meia Mateus Vital, hoje no Corinthians, e o atacante Paulinho, por exemplo, foram os autores dos gols na partida que garantiu a classificação, diante da Ponte Preta, na Colina Histórica.

Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.brTorcida
Torcida

O arqueiro João Pedro, que mais tarde viria a ser tornar herói na conquista do Carioca sub-20, foi promovido ao time principal e assumiu a condição de terceiro goleiro. Andrey, Alan, Cosendey e Paulo Vitor seguiram o mesmo caminho. O último, inclusive, chegou a ser titular em diversos jogos. O zagueiro Ricardo, por sua vez, não atuou no Brasileirão, porém foi titular nos primeiros jogos da Conmebol Libertadores.

Os frutos colhidos pelo Vasco da Gama após a Copa do Brasil sub-20:

João Pedro (goleiro): João Pedro seguiu fazendo bonito na categoria e foi o grande destaque cruzmaltino nas finais do Campeonato Carioca diante do Flamengo. As boas atuações o fizeram ser promovido para o profissional. É o terceiro goleiro da equipe principal e está inscrito na Conmebol Libertadores.

Ricardo (zagueiro): Pilar do sistema defensivo no torneio, Ricardo também conquistou seu espaço no profissional. Pupilo do campeão olímpico Luan, que hoje está no Palmeiras e o elegeu como substituto, o defensor foi inscrito na Conmebol Libertadores e chegou, inclusive, a ser titular nos quatro primeiros jogos.

Alan (lateral-esquerdo): Capitão do sub-20 durante a disputa da Copa do Brasil, Alan retornou ao profissional após a campanha com moral. O garoto chegou a ser utilizado em partidas do Campeonato Brasileiro e segue como opção para o treinador Zé Ricardo atualmente.

Andrey (volante): Considerado um dos melhores jogadores de sua posição na Copa do Brasil, Andrey passou a ser mais utilizado no profissional. O garoto participou de partidas importantes pelo Brasileiro e hoje é figurinha repetida na lista de relacionados do Cruzmaltino para os compromissos pelo Carioca e a Conmebol Libertadores.

Cosendey (volante): Com passes precisos e arremates certeiros, Cosendey encantou os torcedores do Vasco e a comissão técnica do time principal. Foi promovido ao profissional, algo que não parecia possível antes do torneio, fez a estreia e marcou o primeiro gol. Segue no elenco do Gigante da Colina. 

Mateus Vital (meio-campo): Titular nas quatro primeiras partidas, Mateus Vital se tornou titular e dono da camisa 10 no profissional durante o Campeonato Brasileiro. Foi um dos jogadores que mais atuou com a camisa vascaína no torneio nacional. Hoje no Corinthians, o jovem marcou o gol da classificação para a Conmebol Libertadores.

Paulinho (atacante): A vida da jovem promessa mudou após a Copa do Brasil. As boas atuações o fizeram ser promovido ao profissional. A ideia era que Paulinho passasse por um processo de adaptação, mas não foi o que aconteceu. O atacante aproveitou as chances, quebro recordes e hoje é peça fundamental no time vascaíno.

Paulo Vitor (atacante): Artilheiro da Copa do Brasil, Paulo Vitor teve um início avassalador no profissional, chegando, inclusive, a formar dupla de ataque com Paulinho e ser convocado para a Seleção Brasileira sub-20. Uma lesão muscular, porém, o fez perder espaço na reta final da temporada. Hoje é considerado peça importante no grupo.

O meia Evander e o atacante Caio Monteiro também tinham idade para atuar no sub-20, porém não participaram das partidas da Copa do Brasil. A dupla esteve em campo durante a disputa do Campeonato Carioca, conquistado pelo Almirante no segundo semestre em cima do Flamengo.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri