Torcida

Torcidas organizadas de Vasco e Fluminense são suspensas por um ano

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) conseguiu vitória na Justiça e suspendeu as principais torcidas organizadas de Fluminense e Vasco por um ano. Integrantes da Young Flu e da Torcida Organizada Força Jovem do Vasco estão proibidos de frequentarem as praças esportivas pelo período por causa de briga antes de clássico entre os dois clubes, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. O Vasco venceu por 1 a 0, no Engenhão.

A decisão do juiz Marcello Rubioli, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, ainda define multa de R$ 20 mil por cada integrante identificado em qualquer evento esportivo.

No bairro do Méier, no 22 de fevereiro, uma briga generalizada entre as torcidas organizadas de Fluminense e Vasco fez a polícia trabalhar antes do início do jogo. No total, 118 pessoas foram detidas, por confusões antes, durante e depois do jogo.

O juiz Marcello Rubioli ainda determinou a penhora dos bens móveis da sede da Força Jovem do Vasco para o pagamento de multa requerida pelo MP no valor de R$ 301 mil, pelo descumprimento da decisão liminar anterior.

Os vascaínos já estavam suspensos pelo órgão até junho de 2015. Por repetir o mesmo comportamento violento e ainda descumprir ordem judicial anterior, os cruzmaltinos têm a pena ampliada.

A Força Jovem do Vasco foi duplamente punida em 2014. Inicialmente por um ano, por conta da briga generalizada com a torcida do Atlético-PR, em dezembro de 2013, na Arena Joinville (SC), e depois por mais seis meses em função de conflito com a Torcida Jovem do Flamengo na final do Campeonato Estadual de 2014.

A Young Flu não era reincidente, mas teve a mesma punição que a Força Jovem do Vasco. Das 118 pessoas presas, 99 foram encaminhadas ao Complexo Penitenciário de Bangu. 19 menores foram à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Os maiores responderão pelo crime de formação de quadrilha e no artigo 41B do Estatuto do Torcedor (promover tumulto, praticar ou incitar a violência).

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir