Clube

Triste queda do alambrado em São Januário completa 10 anos

Um dos piores momentos da história de São Januário e do Vasco completa 10 anos, a queda do alambrado do estádio.

O acidente em que mais de 160 pessoas ficaram feridas ocorreu em 30 de dezembro de 2000, quando o alambrado de São Januário cedeu aos 23 minutos do primeiro tempo. A partida era a segunda pela final da Copa João Havelange e estava empatada sem gols. No primeiro confronto, houve um empate por 1 a 1, em São Paulo. Por causa do tumulto no campo vascaíno, o vencedor do Nacional terminou sendo conhecido somente em 2001, quando a equipe carioca venceu o São Caetano, por 3 a 1, no Maracanã, em 18 de janeiro.

Uma pergunta que não parou de ser feita nessa época (e até hoje) foi a seguinte: "Será que São Januário tem condições de abrigar jogos desse porte?"

A resposta é: Sim. O estádio de São Januário já abrigou várias partidas de grande porte, como os clássicos com o Flamengo, Fluminense e Botafogo na década de 90, também já sediou a final da Libertadores América contra o Barcelona de Guayaquil, também já teve grandes jogos com o Palmeiras (Inclusive o da Mercosul).

Qual foi o problema então?

O problema foi que o estádio poderia estar com mais torcedores do que sua capacidade, isso, possivelmente, que causou esse triste fato que marcou a história de São Januário.

Outra pergunta que foi feita por várias pessoas na época: \"Por que o jogo não foi realizado no Maracanã?\"

A resposta é simples: Quando o Fluminense foi eliminado pelo São Caetano, no dia 26/11, ficou decidido que o Maracanã entraria em reformas por causa do gramado, atacado por fungos. O Vasco abriu mão de jogar no Maracanã caso chegasse à decisão do Campeonato Brasileiro por ter um estádio com a capacidade pedida pelo regulamento (40 mil espectadores) para tal fase da competição.

A causa da briga até hoje não foi descoberta certamente e verdadeiramente. Existem várias versões, a mais aceita até agora é a de que após a saída de Romário por contusão aos 21 minutos de jogo, dois torcedores discutiram e brigaram. A movimentação causada pela briga teria acarretado a queda do alambrado. A discussão teria ocorrido porque um dos torcedores estaria criticando Romário e exaltando Edmundo. E na torcida do Vasco há uma divisão de quem gosta mais do Romário e do Edmundo.

Outro fato que causou muita revolta, foi a fala de Eurico Miranda querendo que retirasse os feridos e as ambulâncias do campo, para que o jogo fosse reiniciado.Mas o governador atual do Rio de Janeiro na época, Garotinho, pediu para que o jogo fosse cancelado e que o bom senso prevalecesse.

Alguns torcedores já foram indenizados por terem sofrido ferimentos, já outros esperam até hoje os processos se concluírem.

Fonte: Blog Torcedores do Vascão
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário