Torcida

Vascaínos são convocados para doar sangue em Petrópolis

Começou nesta segunda-feira (16) e vai até o dia 31 de maio a quinta edição da campanha “Vascaíno Sangue Bom”, em Petrópolis, Região Serrana do Rio. O objetivo é que os torcedores do time participem doando sangue para o Hospital Santa Teresa, que está com baixa no estoque.  Para incentivar os voluntários, os  doadores serão homenageados com uma camiseta exclusiva da ação.

A unidade é responsável por atender pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros, nos hospitais Santa Teresa, Alcides Carneiro e Unimed e também pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) que dependem dessas doações todos os dias.

Cerca de 15 minutos já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas através dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, na Rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. O Banco de Sangue esclarece que, apesar do evento ser em parceria com a torcida da equipe cruz-maltina, torcedores de todos os times podem e devem doar.

Critérios para doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Fonte: G1
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário