Vasco acerta com Luis Fabiano

Em 17/02/2017 11:30
 

Agora é oficial: depois de muita espera, Luis Fabiano foi, enfim, anunciado pelo Vasco. O atacante acertou sua rescisão com o Tianjin Quanjian na última quinta-feira e nesta sexta foi confirmado pelo clube carioca. Os sócios do Cruz-Maltino foram os primeiros a serem informados oficialmente da contratação de Fabuloso. Aos 36 anos, o atacante revelado pela Ponte Preta e ídolo do São Paulo chega para ser o sétimo reforço para o técnico Cristóvão Borges na temporada - antes chegaram Escudero, Muriqui, Wagner, Gilberto, Jean e Kelvin.

Fabuloso, como ficou conhecido durante a carreira, tem grande experiência internacional. Além da China, atuou na França, pelo Rennes, em Portugal, pelo Porto - foi campeão mundial em 2004 -, e na Espanha, pelo Sevilla - bicampeão da Liga Europa em 2006 e 2007. Com a camisa da seleção brasileira, foi campeão da Copa América 2004 e da Copa das Confederações 2009, além de disputar a Copa do Mundo de 2010. Entre suas principais conquistas, também está a Copa Sul-Americana de 2012, vestindo a camisa do Tricolor paulista.

A negociação entre Vasco e Luis Fabiano acabou se estendendo em razão de problemas burocráticos. Apesar de desejar voltar ao Brasil, o jogador teve seu contrato renovado automaticamente no fim de 2016 com o Tianjin Quanjian e precisou negociar seu desligamento com o clube chinês. Para conseguir a rescisão, Fabuloso precisou chegar a um meio-termo com o Tianjin para receber parte de premiações e 2017.

Diante do impasse, para não correr o risco de não contar com Fabuloso no Campeonato Carioca, o Vasco se adiantou e inscreveu o jogador no último dia permitido, mesmo antes da concretização do negócio. A inscrição, no entanto, ainda contém a pendência "transferência internacional". O clube carioca corre atrás de anexar os documentos restantes para conseguir regularizá-lo o mais rápido possível. Todos os exames médicos já foram realizados. 

Durante a negociação na China, Luis Fabiano manteve a forma física com o personal trainer Eduardo Moreno, que voltou ao Brasil nesta semana. Neste período, a esposa do atacante, Juliana Paradela, esteve no Rio de Janeiro e aproveitou para procurar apartamento na cidade.

Na China, Luis Fabiano, de 36 anos, disputou 29 jogos Tianjin Quanjian e marcou 23 gols. Ele venceu o China League One, a segunda divisão local, e ganhou os prêmios de artilheiro e melhor jogador do campeonato.