Futebol

Vasco adota lema contra o Flamengo e usa capa de jornal como motivação

As gozações sobre os insucessos no passado, além dos erros de arbitragem durante o Campeonato Carioca, não passaram impune pelo Vasco. O clube acusou o golpe das polêmicas e decidiu se posicionar sobre os casos, inclusive adotando o lema "contra tudo e contra todos" para esta reta final do Estadual.

Tão logo se definiu a decisão da competição entre o Cruzmaltino e o Flamengo, os rubro-negros passaram a provocar os vascaínos lembrando os vice-campeonatos que a equipe de São Januário obteve no duelo entre os clubes de 1988 para cá.

O fato, porém, que tirou o Vasco realmente do sério, foi a capa criada pelo jornal Extra na edição da última segunda, quando a manchete que estampava a classificação à final indagava: "Pintou o vice?".

Por intermédio de nota oficial, o Cruzmaltino repudiou o tom dado e exigiu respeito. A torcida, por sua vez, resolveu comprar o barulho e, nesta terça-feira, no estacionamento de São Januário, o volante Guiñazú acabou sendo abordado por um torcedor que, com o jornal em punho, mostrou indignado a manchete ao argentino.

De acordo com apuração do UOL Esporte, a edição também será usada no vestiário para motivar os jogadores para a decisão do Carioca.

Além da polêmica, o Vasco faz suas ponderações em relação a arbitragem, pois o clube se sentiu prejudicado em alguns jogos do campeonato, principalmente contra o próprio Flamengo, na Taça Guanabara, onde o apoiador Douglas acabou tendo um gol mal anulado quando a partida ainda estava em 0 a 0 (o confronto terminou em 2 a 1 para o Rubro-Negro).

Coincidência ou não, o lema "contra tudo e contra todos", outrora usado maciçamente nas redes sociais apenas por torcedores, passou a ser visto em veículos oficiais do clube. Na Vasco TV, por exemplo, um vídeo motivacional foi criado antes da semifinal contra o Fluminense e Guiñazú gravou a seguinte convocação:

"Lutaremos até o fim. Contra tudo e contra todos".

Após a classificação à final, o site oficial também usou o lema para manchetar a vitória por 1 a 0 sobre o Tricolor.

Embora admita o uso e concorde com o tom, o gerente geral de marketing do Vasco, Bernardo Pontes, garante que isso não será incorporado de maneira oficial nas ações publicitárias do clube:

"Isso surgiu da própria torcida. Estamos utilizando, mas não de maneira oficial e, sim, de maneira pontual, quando acharmos que tem a ver com o assunto.  A frase não deixa de ser uma verdade, mas estamos estudando de acordo com o planejamento".

Antes das semifinais do Campeonato Carioca, o Cruzmaltino entrou com um ofício na Federação de Futebol do Rio de Janeiro solicitando que a arbitragem da fase decisiva fosse de fora do estado, fato que não foi aceito pela Ferj.

Polêmica dos vices volta à tona

O retorno de uma final entre Vasco e Flamengo, fato que não ocorria desde 2006, voltou a esquentar a polêmica dos vice-campeonatos. Os rubro-negros eternizaram o canto de "vice de novo" por conta da supremacia de 1988 para cá, mas os vascaínos respondem com os levantamentos que apontam o Rubro-Negro como o detentor do maior número de segundas colocações ao longo da história.

No total, o time da Gávea soma 40 vices contra 36 da equipe de São Januário. Porém, se levar em consideração os confrontos diretos, o Fla leva a vantagem. O Rubro-Negro já foi 12 vezes campeão com o rival como vice. Já o Vasco comemorou 11 vezes com o Flamengo em segundo.

Enquanto os torcedores se provocam nas redes sociais e nas ruas, o os jogadores tentam se manter alheios. O atacante Edmilson, do Vasco, por exemplo, prefere não levar o histórico recente para dentro de campo:

"Cheguei aqui há um ano. Cada jogo é uma história. Infelizmente, perdemos alguns jogos no passado para eles, mas cada jogo é de um jeito. Estamos concentrados, atentos a tudo. Espero que a torcida lote, que possamos fazer um grande jogo e que eles nos motivem".

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário