Clube

Vasco dá início a processo de recadastramento de sócios do clube

Cercado de polêmicas e incertezas, o Club de Regatas Vasco da Gama inicia nesta terça-feira (16), o programa de recadastramento do seu quadro de sócios. O programa anunciado como prioridade no início da “Gestão Dinamite” foi postergado por mais de cinco anos. As constantes brigas judiciais e as manobras políticas, que voltam à tona quando se aproximam as eleições presidenciais vascaínas, fizeram com que o processo se tornasse urgente. Apesar de não ter poder decisório, o programa pode ser um passo importante para futuros pleitos.

As denúncias sobre o “Mensalão Vascaíno” aceleraram a necessidade de recadastrar os sócios ativos. Segundo o relatório entregue por Tadeu Correia, os candidatos à presidência Eurico Miranda e Roberto Monteiro seriam responsáveis por um grande contingente de novos adeptos ao quadro vascaíno durante os meses de abril e maio de 2013. A Chapa “Sempre Vasco”, do candidato Julio Brant, contestou judicialmente a lista de vascaínos aptos a votar e o TJ-RJ decidiu a favor do mesmo, adiando a data original do pleito para 11 de novembro e dando mais tempo para o Vasco organizar uma lista de sócios sem erros.

Anunciado há mais de um mês em uma solenidade no salão Chico Anysio, em São Januário, o programa de recadastramento de sócios do Vasco começa a sair do papel nesta terça (16). Muitas denúncias aconteceram decorrentes da falta de transparência e irregularidades, como: sócios mortos aptos a votar, pessoas sem residência no cadastro e sem identificação civil (RG e CPF). O programa buscar instaurar um ar de legitimidade e modernização (tardia) na Colina Histórica.

“O recadastramento é um processo indispensável para o futuro do Vasco, e o grupo de trabalho foi criado exclusivamente para organizar todas as etapas, sem poder decisório para definir as condições de voto de cada sócio. É de suma importância e obrigatório que todos os sócios participem do recadastramento, para que a base de dados seja definitivamente atualizada e todos os processos referentes ao quadro social possam prosseguir de forma clara e transparente “, falou o Presidente Roberto Dinamite ao site oficial do Vasco.

Apesar de não ter o poder de inviabilizar qualquer sócio a votar nas eleições de 2014, um relatório sobre o recadastramento será entregue ao Presidente Roberto Dinamite, que por força do estatuto Cruz-Maltino tem poder de veto. Isto quer dizer que se as irregularidades forem comprovadas durante o processo, o comandante maior do Vasco pode intervir na lista final de votantes.

Não há certeza de que a transparência passará a reinar em São Januário, mas um primeiro passo foi dado em busca de um avanço. Para os próximos anos a situação pode melhorar, entretanto, para o pleito que se aproxima, o cenário ainda é muito sombrio e é grande a possibilidade de “novas” polêmicas e brigas empestearem o ambiente.

Confira os passos do Programa de Recadastramento de sócios do Vasco:

Etapa 01 – base de sócios eleitores na Eleição de 2014

16/09/2014 – 11/10/2014: Categorias pagantes (Proprietários, Patrimoniais e Gerais)

15/10/2014 – 25/10/2014: Categorias não pagantes (Grandes Beneméritos, Beneméritos, Eméritos, Campeões, Remidos, Benfeitores Remidos)

Etapa 02 – sócios ativos sem direito a voto em 2014 por não atenderem aos pré-requisitos estatutários

03/11/2014 – 20/11/2014: Categorias pagantes (Proprietários, Patrimoniais, Gerais, Aspirantes, Vascaíno de Norte a Sul, Torcedor Vascaíno, Vascaíno de Coração, Dependentes)

24/11/2014 – 12/12/2014: Categorias não pagantes (Benfeitores Remidos, Dependentes)

Fonte: Yahoo! Esporte Interativo
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir