Futebol

Vasco depende somente de si mesmo para garantir vaga nas semifinais

Botafogo e Vasco fazem um clássico com cara de decisão neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Os dois times ainda buscam um lugar nas semifinais. O Glorioso está na terceira posição do grupo C com dez pontos e precisa ganhar e torcer por um tropeço da Lusa, que encara o Flamengo, no Espírito Santo. 

Para o Vasco a matemática é diferente e o time depende do próprio resultado. Um triunfo o classifica, pois lidera o grupo B com dez pontos. Porém, se tropeçar, vai precisar "secar" Flamengo e Cabofriense, que somam nove pontos. O time de Cabo Frio recebe o Fluminense. 

"Pelo fato de as duas equipes precisarem do resultado positivo, o jogo acaba virando uma decisão e tem tudo para ser decidido nos detalhes. Logicamente que existe a tensão neste tipo de situação. Os dois times estão crescendo na temporada e por isso mesmo o jogo atrai ainda mais. Acredito que estamos preparados para fazermos um bom clássico e espero que os três pontos possam ser conquistados", disse o lateral-esquerdo do Botafogo, Moisés. 

Um fator de desequilíbrio pode ser o fato de o Vasco estar abalado pela derrota de 1 a 0 para a Universidad de Chile, no meio de semana, pela Copa Libertadores. Porém, os jogadores garantem que o foco está mesmo no clássico. 

"Já estamos com outro pensamento. É um clássico importante, temos que esquecer o que aconteceu na terça, que não foi o que esperávamos. Concentração total no Botafogo, já que tanto podemos nos classificar ou sermos eliminados. Sabemos da nossa responsabilidade", relatou o lateral Yago Pikachu.

O fato de depender do próprio resultado anima os vascaínos. "Temos que lembrar que apenas o nosso jogo pode definir a classificação e por isso mesmo a nossa cabeça está toda voltada para o Botafogo. É algo importante quando se está falando de última rodada", analisou o goleiro Martín Silva. 

Mesmo sem depender dos seus próprios resultados apenas, o Botafogo evitar pensar nas demais partidas da rodada. "Não podemos pensar na partida da Portuguesa contra o Flamengo. Temos uma decisão diante do Vasco e precisamos buscar uma vitória. Depois vamos olhar o que aconteceu na rodada. Se formos bem no clássico, já nos garantiremos nas semifinais do Campeonato Carioca", disse o técnico Alberto Valentim. 

Em termos de escalação, o Vasco só vai revelar minutos antes da partida, já que os jogadores ainda se recuperam de uma virose que afetou boa parte do elenco. Pelo lado do Botafogo, Valentim deve repetir o time que empatou por 1 a 1 com o Volta Redonda no fim de semana. 

Pelo regulamento da Taça Rio, nesta etapa os times de um grupo enfrentam os do outro em turno único. Ao fim, os dois melhores colocados de cada chave se garantem nas semifinais do segundo turno. 

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir