Clube

Vasco divulga novo vídeo da rede de captação dos "Descobridores"

O Vasco é o clube com a identidade mais popular do futebol brasileiro. Seu pioneirismo e tradição o transformaram em um dos maiores e mais renomados clubes do mundo. Ser Vasco, sempre foi defender a igualdade racial, lutar por direitos dos trabalhadores e, principalmente, ser aquele que através do esporte luta contra injustiça social. 

Os torcedores do Vasco estão espalhados pelo país em todas as regiões de Norte a Sul. Muitos assistem o Vasco apenas pela televisão, escutam pelo rádio ou simplesmente ouvem seus parentes contarem um pouco da história deste Gigante. Em um mundo globalizado como nos dias de hoje, o acesso a esses torcedores se tornou possível. O que antes era um sonho muito distante, agora pode se tornar realidade. Os jovens torcedores podem se tornar jogadores do Vasco. 

No Brasil, os clubes investem muito em suas categorias de base e, principalmente, na captação de atletas para fortalecer as suas equipes. Alguns desses contratam observadores em alguns estados para fazer um mapeamento na região, mas nenhum clube possui representantes em todo país. O projeto DESCOBRIDORES consiste na formação de uma rede de observadores, cobrindo o território nacional e internacional, a fim de captar talentos para as divisões de base do Club de Regatas Vasco da Gama. Ele abrange todas categorias inferiores do clube, integrando ex-jogadores e colaboradores, abrindo espaços para jovens de todo país e reforçando ainda mais o lado social do Vasco. 

Pela primeira vez um clube irá unir o passado e o futuro. Os ex-jogadores de futebol muitas vezes encontram dificuldades para se realocarem no mercado de trabalho após o término da carreira. O jogador que passou pelo Vasco, que viveu o dia a dia, que conheceu todos os atalhos de São Januário, possui um forte sentimento com o Vasco. Ele vivenciou e sabe o quanto significa vestir essa camisa, jogar nesse estádio cheio de história e a forma como as pessoas se relacionam com este clube que todos já chamaram de casa. 

O projeto DESCOBRIDORES permite que os ex-jogadores do Vasco contribuam para o futuro do clube utilizando o conhecimento de futebol, seja empírico ou científico, tendo em vista que todos possuem uma ótima capacidade em detectar jovens promissores que podem vir a se tornarem futuros jogadores do clube. A maior rede de captação do Brasil irá reunir o passado para construir o futuro do Gigante da Colina. Esteja o jogador no interior do Amapá, na capital de Alagoas, no litoral de Santa Catarina ou em qualquer lugar do país, o Vasco terá um Descobridor para observar, analisar e dar oportunidade a esse jovem. 

QUEM SÃO OS DESCOBRIDORES? 

Os Descobridores são ex-atletas que indicam possíveis jogadores para o clube. Estes jogadores podem ser originados de outros clubes, peneiras, projetos sociais, equipes amadoras, entre outros. Em caso de um jogador federado ou com contrato vigente com outra agremiação, o Vasco da Gama exige que o clube detentor, envie a liberação deste atleta para um período de treinos. Em caso de aprovação, o Vasco oferece uma parceria para o clube do jogador. 

Uma vez Descobridor, ele pode encaminhar qualquer jogador que ele tenha identificado potencial para defender o Vasco. Descobridores podem atuar em todos os Estados e Regiões do Brasil, além de outros países do mundo em busca de atletas, não havendo territórios fixos. O clube permite que sejam realizadas peneiras com a presença de Descobridores. Em qualquer peneira/avaliação, deve ser apresentado o documento assinado pelo responsável do evento garantindo o cumprimento da lei 12.299 artigo 16 do estatuto do torcedor. 

Em casos de necessidade de alojamento, os jogadores indicados serão hospedados em São Januário. Todos os jogadores indicados pelos Descobridores para jogarem no Vasco, treinarão no Rio de Janeiro na Seleção Descobridores. Para jovens que queiram ser observados, existe a Avaliação Descobridores. 

O QUE É A SELEÇÃO DOS DESCOBRIDORES? 

Seleção principal de todos os atletas observados pelo Vasco. A equipe é formada por quatro diferentes categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13. A Seleção Descobridores é formada em ciclos de 15 dias ou 10 treinos/jogos. Nessa equipe os jogadores treinam desenvolvendo um modelo de jogo de acordo com as diretrizes do clube. 

Em cada ciclo são realizados jogos contra equipes de outros clubes e um jogo contra a equipe de federados do Vasco. Após a conclusão do ciclo na seleção, os jogadores podem ser encaminhados para a equipe correspondente, renovar para mais um ciclo ou serem liberados. 

EQUIPE 

O Centro de Inteligência e Análise do Vasco (CIA VASCO) é o responsável pela criação e desenvolvimento do Descobridores. Toda equipe do CIA Vasco participa diretamente com observações e análises de jogos. A direção do projeto e comando das seleções é composta por: Pedro Monteiro (Coordenador do CIA Vasco), Witor Bastos (Coordenador Descobridores), Alberto Tenan (Treinador do Descobridores Sub-20), Saulo Matos (Treinador do Descobridores Sub-17) e Thiago Hildebrandt (Treinador do Descobridores Sub-15). 

DESCOBRIDORES 

Aloísio Chulapa, Perdigão, Cocada, César Prates, Fernando, Cadu, Botti, Ernane, Erivélton, Fabrício Eduardo, Thiago Maciel, Hernande, Moisés, Pedro Diniz, Ricardinho, Possato, Orlando Fumaça, Gilberto, Romulo, Guto, Léo Macaé, China, André Pimpolho, Azul, Luis Henrique, Carlitos, Géder, Brenner, Odvan, Fabrício Carvalho, Fabiano Eller, Luciano, Bruno Siqueira, Valkmar, Caetano, João Marcos, Toninho, Marco Aurélio Ayupe, Toninho Barroso e Valdir Bigode. 

A MAIOR REDE DE CAPTAÇÃO 

O Projeto DESCOBRIDORES vai muito além da captação de um possível talento para o clube. O maior objetivo é aproximar o Vasco de seus torcedores e possibilitar a realização do sonho de muitos que é vestir essa camisa. Entre outras ações, destaca-se a valorização e reconhecimento àqueles que já defenderam essa camisa e hoje podem passar toda sua experiência e sentimento para as novas gerações. A valorização dos verdadeiros ex-jogadores do Vasco, será um marco na história do clube. Será mais uma oportunidade de ajudar o clube pelo qual lutaram. Aliado a tudo isso, o Vasco se torna o maior centro de captação de atletas do país. Nenhum clube no Brasil conta com uma rede tão ampla de observadores. O Vasco através do Descobridores realizará o que nenhum outro clube pode, história 

Fonte: Site Oficial do Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário