Imprensa

Vasco e UNISUAM farão evento para limpeza da Lagoa Rodrigo de Freitas

O Club de Regatas Vasco da Gama, em parceria com a UNISUAM e apoio da Grade Sul e Rotary Club, realizará o evento Lagoa Limpa/Ecotreinamento, que acontecerá dia 23 de agosto, a partir das 8h, na Sede de Remo do Vasco, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O Lagoa Limpa/Ecotreinamento é uma união de forças entre UNISUAM e C.R. Vasco da Gama, com o apoio do Rotary Club e da Grade Sul, visando à preservação do meio ambiente e à apresentação de um equipamento inovador na limpeza da Lagoa.

A estrutura do equipamento é um sistema de arrasto fixado no barco a remo e com uma grade para recolhimento de lixo abundante na Lagoa. O arrasto é um equipamento usado para aumentar a resistência na água e, assim, otimizar o desempenho do atleta. A estrutura desenvolvida vai além do papel de equipamento para treino: ela desenvolve uma ação de conscientização para os atletas e para os visitantes da Lagoa sobre a importância de uma manutenção regular, da preocupação com a limpeza do local e da preservação do meio ambiente.

O assunto, relacionado a tal conscientização, surgiu com a proposta lançada pelo Professor e Vice-Reitor Acadêmico da UNISUAM, Carlos Alberto Figueiredo, durante o evento "Rios do Rio", realizado em junho deste ano na UNISUAM. O mentor do projeto, Professor Geraldo Pinheiro, contou com o apoio do Coordenador de Engenharia Civil, Professor Everton Rangel, para o lançamento de uma proposta de criação de técnicas para limpeza de rios e lagoas. Nesse projeto, os professores contaram com o auxílio dos alunos da Disciplina de Projeto Integrador I no desenvolvimento.

Nas palavras dos criadores, o Ecotreinamento tem o objetivo de conscientização do aluno e do seu papel no futuro como Engenheiro, intrinsecamente um profissional que deve possuir a capacidade de modificar da natureza e a sociedade.

Programação:

8h - Abertura do evento
8h30 - Volta ecológica pela Lagoa10h - Regatas do Clube10h30 - Apresentação do Projeto Ecotreinamento11h30 - Mesa-Redonda sobre Meio Ambiente e o Esporte Sede de Remo do C.R. Vasco da GamaEndereço: Rua General Tasso Fragoso, 65 - LagoaData: 23 de agostoHorário: 8h às 13h

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir