Futebol

Vasco empata e perde posto de time 100%

O Vasco segue invicto no Campeonato Carioca, mas perdeu a condição de única equipe 100% ao empatar neste domingo com o Madureira por 2 a 2, em São Januário. O empate foi suficiente para garantir a primeira colocação do Grupo B. Agora, o Vasco espera a definição do Grupo A para saber quem enfrenta na semifinal da Taça Guanabara. Já o Madureira, que tinha chances de classificação, está eliminado e se despede do primeiro turno do Campeonato Carioca.

Um dos atrativos da partida foi o duelo entre candidatos a artilheiro da competição. Dodô e Marcelo Ramos bem que tentaram, mas ambos passaram em branco. No confronto pessoal, uma leve vantagem para o atacante do Vasco, que foi mais perigoso que o rival na tentativa de marcar.

Já classificado, mas jogando com muito empenho, o Vasco apostou nas triangulações do seu trio ofensivo formado por Magno (que substituiu Carlos Alberto), Philippe Coutinho e Dodô. Entretanto, foi em jogadas de bolas paradas que o Gigante da Colina buscou o empate por duas vezes com Nilton, autor do primeiro gol, e Thiago Martinelli, autor do segundo.

O Madureira ameaçava com jogadas pelas laterais. Foi assim que marcou, com o ex-vascaíno Alex Oliveira, um dos destaques do Tricolor Suburbano, ao lado do goleiro Renan e do lateral-direito Valdir, e deu muito trabalho à zaga do Vasco. O Tricolor Suburbano também usou o mesmo expediente vascaíno e fez gol após cobrança de escanteio com o zagueiro Arthur.

PRIMEIRO TEMPO

O Vasco partiu para cima do Madureira e tentava chegar com perigo ao gol defendido por Renan com triangulações entre Magno, Philippe Coutinho e Dodô, mas errava em demasia o último passe. Já o Tricolor Suburbano apostava em jogadas pelas laterais. E foi assim que abriu o placar logo aos três minutos. Valdir, em jogada rápida pela direita, cruzou para o ex-vascaíno Alex Oliveira completar para a rede no primeiro chute a gol do jogo e do Madureira.

O Gigante da Colina não sentiu e empatou quatro minutos mais tarde. Em cobrança de escanteio, Philippe Coutinho cruzou para Nilton, que subiu mais que a zaga e venceu o goleiro Renan. O detalhe que assim como o Madureira, a primeira bola que o Vasco chutou a gol também entrou.

O primeiro tempo seguiu com o Vasco com mais posse de bola e tabelando com seu trio ofensivo e o Madureira jogando pelas laterais. O Vasco não virou a partida no primeiro tempo por um motivo: esbarrou no goleiro Renan. O arqueiro realizou três defesas difíceis na primeira etapa em chutes de Léo Gago de fora da área e de arremates de Philippe Coutinho e de Dodô após tabelinhas.

No duelo particular entre os candidatos a artilheiro, Dodô foi o mais perigoso. Os dois atacantes tiveram uma chance de marcar, mas quem se aproximou de balançar a rede foi Dodô. O atacante vascaíno recebeu passe de Philippe Coutinho, chutou de primeira e obrigou Renan a espalmar com dificuldade. Já Marcelo Ramos isolou a sua chance ao completar longe do gol de Fernando Prass um cruzamento da esquerda.

SEGUNDO TEMPO

Tal qual o primeiro tempo, a primeira bola que foi a gol entrou. E novamente o Madureira, que em jogada parecida com o tento do Vasco, voltou a ficar à frente do placar. O zagueiro Arthur, que acabara de entrar, subiu mais que a zaga e cabeceou sem chances para Fernando Prass, que só olhou.

Após o segundo gol do Madureira o técnico Vagner Mancini lançou o Vasco à frente e colocou os atacantes Rodrigo Pimpão e Rafael Coelho nos lugares de Magno e Léo Gago, respectivamente. As substituições tornaram o Vasco mais ofensivo, mas a equipe seguiu criando poucas chances e teve de recorrer às jogadas de bola paradas para empatar.

Em novo escanteio pela direita e em jogada semelhante ao primeiro gol, Philippe Coutinho cruzou e desta vez quem subiu mais alto que a zaga foi Thiago Martinelli.

O gol deu ânimo ao Vasco, que buscou a virada, mas novamente parou em Renan, que teve uma bela atuação. O Madureira ainda teve duas grandes chances para fazer o terceiro. Na primeira Valdir chutou com Fernando Prass já vendido, mas a bola bateu na zaga e foi para fora. Depois o mesmo Valdir obrigou o goleiro vascaíno a realizar defesa à queima-roupa e salvar o Vasco.

FICHA TÉCNICA:
Vasco 2 X 2 Madureira

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro
Data/hora: 7/2/2010 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Renda/público: R$ 63.150/2.770 pagantes
Cartões amarelos: Valdir (Madureira, aos 10\" do 1º tempo), Caio (Madureira, aos 14\" do 1º tempo), Nill (aos três minutos do 2º tempo), Élder Granja (Vasco, aos seis minutos do 2º tempo), Nilton (do Vasco, aos 20\" do 2º tempo), Caio (Madureira, 29\" do 2º tempo)
Cartões vermelhos: não teve
GOLS: Alex Oliveira (Madureira, aos três minutos do 1º tempo), Nilton (Vasco, aos sete do 1º tempo), Arthur (Madureira, aos dois minutos do 2º tempo), Thiago Martinelli (aos 27\" do 2º tempo)

VASCO: Fernando Prass; Thiago Martinelli, Titi, Fernando e Élder Granja; Nilton, Léo Gago (Rafael Coelho, aos 22 do 2º tempo), Souza e Magno (Rodrigão Pimpão aos 8\" do 2º tempo); Philippe Coutinho e Dodô

MADUREIRA: Renan; Nill, Leandrão (Arthur), Zacarias e Valdir; Rodrigo, Wagner, Caio (Vitor Silva, aos 38\" do 2º tempo) e Alex Oliveira; Eberson (Bruno, aos 20 do 2º tempo) e Marcelo Ramos

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri