Futebol

Vasco enfrenta Vitória em dia de duelo entre "Maestros"

O Vasco visita o Vitória neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Barradão, em Salvador (BA), em confronto válido que vai marcar a 500ª partida oficial disputada no estádio baiano. O Rubro-Negro, mais do que nunca, vai precisar que o local se transforme em um verdadeiro caldeirão, pois vem de derrota de 1 a 0 para o Botafogo e, com 34 pontos, se encontra na zona de rebaixamento.

Já o Cruzmaltino, que no fim de semana passado ficou no empate por 1 a 1 com o Flamengo, tem 42 pontos e pretende seguir na luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores. No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Rio de Janeiro, com triunfo vascaíno por 1 a 0.

Paulo César Gusmão, técnico do Vasco, não vem trabalhando com seus jogadores a ideia de que a vaga na próxima Copa Libertadores é importante. Muito pelo contrário. O treinador prefere deixar de lado o torneio continental e se concentrar somente no rival deste sábado.

\"Nós não podemos ficar pensando em uma sequência de vitórias se não conquistarmos a primeira delas. Não podemos ficar projetando uma pontuação se não somarmos os pontos no próximo compromisso. Estamos a sete confrontos do término do Campeonato Brasileiro e por isso mesmo prefiro pensar em um compromisso de cada vez. No fim saberemos o que vamos conseguir\", disse o treinador.

O treinador alertou seus jogadores sobre a necessidade de o time manter a concentração ao longo dos 90 minutos para não ser surpreendido pelos baianos, que deverão pressionar pela necessidade de vitória. O discurso do treinador foi assimilado pelo grupo.

\"Nós teremos uma partida muito equilibrada e complicada, pois o Vitória precisa muito do resultado positivo e, jogando em casa, terá que nos pressionar. Vamos precisar ter o máximo de concentração para não errarmos e sermos surpreendidos\", explicou o volante Rafael Carioca.

O fato de o Vitória estar na zona de rebaixamento não foi esquecido pelos jogadores vascaínos, que sabem que a pressão na Bahia será grande. Porém, o grupo procurou minimizar a posição do rival na tabela de classificação ao analisar possíveis facilidades no Barradão.

\"Nós respeitamos muito o time do Vitória e não nos iludimos pela posição do time deles na tabela de classificação. Trata-se de um compromisso muito complicado, pois é fora de casa e neste Campeonato Brasileiro não existe jogo fácil\", analisou o goleiro Fernando Prass.

Para este compromisso, Paulo César Gusmão confirmou que Jadson Vieira ocupará a vaga do zagueiro Dedé, suspenso por ter sido expulso contra o Flamengo. No meio-campo, o volante Jumar, que retorna de suspensão, ganha a vaga de Rômulo.

O lateral esquerdo Diogo, que mostrou muita personalidade diante dos flamenguistas, permanece mesmo com Carlinhos, que cumpriu suspensão na rodada passada, ficando à disposição. A única dúvida do treinador é se escala o volante Fellipe Bastos ou o atacante Nunes entre os titulares. No caso do segundo, Zé Roberto seria recuado para o meio.

Pelo lado do Vitória, o técnico Antônio Lopes prefere apostar justamente no Barradão, atração da tarde deste sábado, para que sua equipe deixe o campo com os três pontos.

\"O Barradão sempre foi um aliado do Vitória nas competições nacionais e tenho certeza de que não será diferente nesta reta final do Campeonato Brasileiro. Precisamos muito da vitória e a torcida estará ao nosso lado, como de costume\", disse Lopes, que viveu a melhor parte de sua carreira de treinador comandando justamente o Vasco, conquistando dentre outros títulos o Campeonato Brasileiro de 1997 e a Copa Libertadores de 1998, ano do centenário do clube carioca.

Em relação ao time que vai a campo, o volante Uelliton, que cumpriu suspensão diante do Botafogo, volta na vaga de Bida, o suspenso da vez. Outro que recebeu o terceiro cartão amarelo contra os botafoguenses foi o lateral direito Nino Paraíba. Com isso, Jonas volta para a lateral e Elkeson ganha nova oportunidade no meio. O time só não está definido porque Lopes tem uma dúvida na lateral esquerda. Egídio, recuperado de lesão na região pubiana, disputa posição com Rafael Cruz.

FICHA TÉCNICA
VITÓRIA x VASCO

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 30 de outubro de 2010, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Herman Vani e Danilo Manis (ambos de SP)

VITÓRIA: Viáfara; Jonas, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Uelliton, Neto Coruja, Elkeson e Ramon; Adailton e Júnior
Técnico: Antônio Lopes

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Jadson Viera e Diogo; Rafael Carioca, Jumar, Fellipe Bastos (Nunes) e Felipe; Zé Roberto e Eder Luis
Técnico: Paulo César Gusmão

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário