Imprensa

Vasco era um dos clubes mais queridos do Brasil, segundo pesquisa de 1969

O jornal “Diário de Pernambuco” levantou o assunto nesta semana e o "Redação SporTV" repercutiu nesta sexta-feira. O programa trouxe a primeira pesquisa nacional, encomendada ao Ibope pelo jornal carioca “O Globo” em 1969, sobre a popularidade dos clubes brasileiros. A diferença em relação às pesquisas mais recentes já estava na pergunta feita pelo instituto de pesquisa: “No seu entender, qual o clube de futebol mais querido do Brasil?”. A mesma pergunta foi feita sobre o clube mais querido do estado de cada entrevistado. Nacionalmente, a resposta mais repetida foi “Santos”, com 49%. 

Diferente das pesquisas atuais que indagam para qual time torce o entrevistado, na pesquisa de 69 a pergunta tratava do tema de forma mais abrangente. “O Globo” publicou reportagem com os dados nacionais da pesquisa no dia 4 de março daquele ano, enquanto reproduziu a pesquisa feita em 11 estados no dia 9. 

A pesquisa nacional mostrava o Santos como clube mais querido do Brasil para 49%, seguido pelo Flamengo (20%) e Corinthians (14%). Em 1969, o Santos tinha uma verdadeira seleção, escalada com: Gilmar; Carlos Alberto Torres, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio (Coutinho); Dorval, Pepe, Coutinho (Toninho Guerreiro) e Pelé; todos sob o comando do técnico Lula, jogando no esquema 4-2-4. 

O ano de 1969 ficou marcado também pelo feito dos mil gols alcançado por Pelé. No Maracanã, diante do Vasco, no dia 19 de novembro, o Rei do Futebol cobrou pênalti aos 33 minutos do segundo tempo e venceu Andrada, para entrar para a história com o milésimo gol na carreira, e com a camisa do Santos. 

- Alguém vai dizer: “Poxa, mas o Santos?”. A pergunta explica a resposta. Aquela época era o Santos com Pelé, Toninho Guerreiro, era uma equipe que encantava o Brasil. E com outro detalhe: 1969 foi o ano em que Pelé fez o milésimo gol, com a camisa do Santos. Nacionalmente houve uma mobilização pelo Santos, uma atração, e criou-se uma expectativa se Pelé marcaria esse gol na Fonte Nova, em Salvador, por exemplo. Aparecem o Palmeiras, com a Academia, o Botafogo de Jairzinho, Roberto, Paulo Cesar. O Fluminense e Atlético-MG um pouco menores, mas o Atlético do Lola, o Fluminense tinha Cláudio Garcia, Samarone, e era objeto de atenção do Nelson Rodrigues sempre em sua coluna - relembrou o comentarista Paulo Cesar Vasconcellos. 

O Ibope fez a mesma pergunta em 11 capitais do país: “Na sua cidade, qual é o clube de futebol mais querido?”. No Rio de Janeiro, o Flamengo ficou à frente com 56%. Em São Paulo, o Corinthians obteve 50% das respostas. Em Belo Horizonte, o Atlético-MG tinha a preferência maciça dos entrevistados, com 89%. Em Porto Alegre, o Inter somava 60%. 

- A pesquisa ainda não flagra a ascensão do Cruzeiro, que se dá exatamente nesse momento. A briga em Minas até então era América e Atlético. O Cruzeiro é uma ascensão fulminante mais recente, com Tostão e Dirceu Lopes - citou o jornalista Arthur Dapieve. 

André Rizek, apresentador do Redação SporTV, citou a mudança no formato da comunicação para demonstrar a diferença de realidades no futebol da década de 60 e dos dias de hoje, com emissoras de TV dedicadas ao esporte, por exemplo. 

- Numa época que não é como hoje, com notícias nacionais. Você vê que os gaúchos não aparecem ali ainda (na pesquisa nacional). Não é como hoje, com um canal como o SporTV, que pessoas do Brasil inteiro têm acesso, que é um canal de rede 24 horas. Na época, a rede era o rádio. A televisão começava a ter a força que tem hoje. 

Confira a pesquisa Ibope de 1969: 

Fonte: SporTV.com
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri