Torcida

Vasco faz parceria com o HSE e participa do Projeto Torcedor Doador

Em parceria com o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), o Club de Regatas Vasco da Gama está participando do PROJETO TORCEDOR DOADOR, que visa sensibilizar e conscientizar os cruzmaltinos sobre a importância da doação voluntária de sangue.

O HSE é uma unidade federal pertencente à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. Desde sua fundação em 1947, vem prestando atendimento de excelência à população do estado do Rio de Janeiro.

O HSE é um hospital de grande porte, que atende gestantes e pessoas de todas as faixas etárias, do recém nascido ao idoso. A unidade é referência em cirurgias de alta complexidade com um histórico de pioneirismo nos avanços da medicina ao longo de sua existência. Foi o primeiro na América Latina a realizar procedimentos como a implantação do primeiro rim artificial e o primeiro transplante renal e cardíaco na capital carioca.

Atualmente, o HSE dispõe de 414 leitos, realiza em torno de 114 mil consultas ambulatoriais e 17 mil procedimentos cirúrgicos, por ano. Para que os procedimentos de alta complexidade sejam efetuados, em especial as grandes cirurgias, é necessário uma "matéria-prima" insubstituível: o sangue.

Devido a sua grande capacidade cirúrgica, o HSE possui um Banco de Sangue estruturado dentro das normas da Anvisa, com equipamento de tecnologia de ponta, possibilitando total segurança ao doador e ao paciente. Como a unidade é captadora, raramente recorre ao hemocentro para atender a demanda de sangue.

"As grandes cirurgias, como a vascular e cardíaca pedem, em média, reserva de 6 bolsas de sangue. Às vezes posteriormente solicitam até mais que isso. E além do concentrado de hemácias, também concentrado de plaquetas e plasma fresco podem ser necessários. Por isso é muito importante termos o nosso Banco de Sangue preparado para atender não só as necessidades previsíveis da rotina como também as urgências”, comentou a Dra. Maria Tereza Machado de Paula, médica do HSE.

O Estado do Rio de Janeiro, atualmente está passando pela epidemia de Dengue e alguns pacientes necessitam de transfusão de plaquetas. Para que um adulto de cerca de 80 kg receba plaquetas, são necessárias 8 unidades e portanto 8 doadores só para uma infusão para um paciente.

Para garantir a quantidade de doadores necessários e manter o estoque da unidade, é preciso realizar campanhas de sensibilização do público ao longo de todo o ano. Em países desenvolvidos de 7 a 8% da população já tem o hábito de doar sangue, mas no Brasil este número é bem menor, não chegando a 1%.

Os próprios funcionários do hospital doam sangue regularmente. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três. Atendendo alguns requisitos, qualquer pessoa saudável pode doar sangue e ser solidária. Quem não estiver em condições, pode participar convocando familiares, amigos e vizinhos. Essa atitude vai salvar vidas.

"Convidamos você, torcedor vascaíno, a fazer parte do nosso time no HSE", convoca a Dra. Maria Tereza, que visitou o estádio de São Januário na semana passada.

Requisitos para doação
- Trazer documento de identidade com foto;
- Ter idade entre 18 e 65 anos;
- Peso superior a 50kg;
- Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
- Não ter Hepatite após os 10 anos de idade, Doença de Chagas ou Malária;
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
- Não ser usuário de drogas;
- Não ter recebido sangue nos últimos 12 meses;
- Ter repousado na noite anterior;
- Não estar em jejum. Apenas evitar alimentos gordurosos. 


Horário e local para doação
O Hospital dos Servidores do Estado fica na Rua Sacadura Cabral 178 - Saúde - Centro do Rio de Janeiro. Tel: 2291-3131 (ramais 3287 e 3683).
A doação é feita no Banco de Sangue, situado no pátio interno do hospital, de segunda à sexta-feira das 07:30h às 12:30h.

Maiores informações
Para maiores informações, acesse o site oficial do HSE.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri