Futebol

Vasco faz projeto com goleiros de todas as categorias

Martín Silva, Jordi, Charles e Rafael Copetti não serão os únicos goleiros que participarão de treinamentos da equipe profissional nesta temporada. Visando fortalecer o processo de integração com as categorias de base, o Vasco promoveu no início desta semana um encontro entre seus preparadores no Estádio de São Januário.

Liderada por Flávio Tênius, que hoje comanda as atividades na equipe principal, a reunião teve como objetivo o compartilhamento de informações dos jovens que defendem os times de base. Num segundo momento, os profissionais começaram a discutir metodologias de trabalho, em especial a normatização da nomenclatura dos fundamentos.

- Esse primeiro encontro serviu para que todos pudessem se conhecer e saber o que cada um faz em sua categoria. Um clube como o Vasco, que possui treinador desde a categoria pré-mirim, tem obrigação de formar goleiros. Essa troca de informações é muito importante, até mesmo para direcionarmos o trabalho para uma única linha. Me coloquei à disposição de todos. Em nossa próxima reunião, iremos discutir mais profundamente a nomenclatura dos fundamentos, para que o garoto não sinta diferença quando subir de categoria - afirmou Flávio Tênius.

Além de bater um papo com treinadores, Flávio Tênius observou de perto alguns jovens arqueiros do clube durante as atividades que antecederam o jogo contra o Boavista. Tiveram a oportunidade de trabalhar com o experiente profissional os goleiros do sub-20, Gabriel Félix e Yuri Duarte, e os do sub-17, João Pedro e Alexander Lucena.

Para Fábio Raulino, coordenador do setor de formação de goleiros, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Vasco está no caminho certo. O profissional afirmou que o Gigante da Colina não está só preocupado em revelar grandes goleiros, O objetivo do cruzmaltino também é o de formar profissionais capacitados e que ajudem no desenvolvimento do setor.

- Vejo com muita importância essa integração entre os preparadores de goleiros. Isso só nos dá a certeza de que clube pensa não só na formação dos goleiros, mas também na dos profissionais envolvidos neste processo. Nos reunimos semana passada com o Flávio Tênius e discutimos algumas questões pertinentes à essa formação. Estou certo de que estamos no caminho certo - disse o coordenador Fábio.

Goleiros da base comemoram oportunidade de treinar no time de cima:

Gabriel Félix (sub-20): "Está sendo uma fase de muito aprendizado. Ano passado tive a oportunidade de passar um período no profissional e foi muito bom. Agora também está sendo, pois estou tendo a oportunidade de trabalhar com o professor Flávio, que revelou grandes goleiros, como o Jéferson. Ele é um excelente profissional".

Yuri Duarte (sub-20): "Foi uma semana excelente e muito produtiva. O professor Flávio é um profissional experiente e que exerce uma liderança positiva durante o trabalho. Pude aprender bastante com essa experiência. Vou seguir dando o meu melhor para participar de outros treinos do time profissional".

Alexander Lucena (Sub-17): "Foi muito bom trabalhar com o professor Flávio Tênius. Ele é um profissional muito competente. Por ser um goleiro de base, me sinto abençoado por ter sido chamado para treinar com ele. Ser observado pelo treinador que revelou grandes goleiros é um honra".

João Pedro (sub-17): "Graças a Deus tive a chance de treinar ao lado de excelentes profissionais, como é o professor Flávio. Ele me passou dicas que ajudarão na minha evolução como atleta. Vou continuar trabalhando no juvenil para no futuro receber novas oportunidades como essa".

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri