Mercado

Vasco já contratou 10 atletas para 2015, superando 2014 e igualando 2013

O presidente Eurico Miranda retornou ao Vasco avisando que não poderia investir como desejava no futebol. No discurso de posse, falou que precisava lançar mão de "remédios amargos" pois tinha necessidade de captar dinheiro para pagar dívidas e cumprir acordos de gestões anteriores. A escassez de dinheiro, porém, não impediu o clube de contratar bastante. Os reforços são, em sua maioria, jogadores baratos, desconhecidos e oriundos de clubes de pequeno e médio porte do futebol brasileiro. Até agora, dias antes do Vasco viajar para Pinheiral, há 10 novidades para a temporada 2015.

Ainda devem chegar mais nomes por aí. Com as constantes convocações de Thalles para seleções de base - o jogador não joga o torneio triangular em Manaus e deve desfalcar o time na estreia do Carioca -, o técnico Doriva pediu um atacante de área para a equipe. Enigmático e avisando que só fala em coisas concretas, o presidente não garantiu novas contratações.

- As coisas podem acontecer. Se o jogador se encaixar dentro dos nossos parâmetros, pode acontecer. O jogador tem que ter interesse de vestir a camisa do Vasco, o que não é para qualquer um. Tendo o interesse, eles (a direção do futebol) me falam e dou o OK para alguma negociação. Quero jogadores que tenham disposição e tenham vontade, sintam o prazer e a honra de vestir a camisa do Vasco. Se superar essas coisas, mostrar vontade e estiver no parâmetro que desejamos, pode ser que as coisas aconteçam - disse Eurico, que descartou qualquer chance da contratação de Jô, um dos nomes analisados pela direção do futebol

- Não tem chance desse jogador ser contratado.

O número de contratações já é mais alto que o das pré-temporadas de 2013 e 2014, quando o Vasco também praticamente remontou elencos. A diretoria quer levar cerca de 25 jogadores para Pinheiral. Nomes como dos zagueiros Jomar e Rafael Vaz, além de Nei e dos laterais Henrique e Marlon, devem ser negociados ou emprestados pelo departamento de futebol.

Há dois anos, René Simões, como diretor de futebol de Roberto Dinamite, contratava também 10 novos jogadores, entre eles Sandro Silva e Nei, que ainda têm contrato em vigor com o Vasco, além de outros nomes menos conhecidos, como do zagueiro André Ribeiro.

No retorno ao Vasco para a temporada de 2014, o diretor de futebol Rodrigo Caetano contratou, contando com algumas indicações do técnico Adilson Batista, sete jogadores para a disputa do Carioca. Na lista, o goleiro reserva da seleção uruguaia Martín Silva e o zagueiro Rodrigo, que fez boa temporada pelo Goiás. Além destes, Aranda, André Rocha, Marlon, Diego Renan e Everton Costa. No restante da temporada, o número de reforços chegou a 17 ao todo - a maioria deles por empréstimo. Apenas Rafael Silva e Anderson Salles, que se destacaram e foram campeões paulistas pelo Ituano, vieram em definitivo.

Passagens por Olaria e Bahia

Fora os nomes de Marcinho e Julio dos Santos, a lista de contratações do Vasco para 2015 traz jogadores que atuaram na Série B e C no ano passado. Jean Patrick veio da Luverdense e disputou a Segundona. O lateral Christiano enfrentou o Vasco pelo Vila Nova ano passado, e Bruno Ferreira atuava pela Portuguesa também na B. Lucas, do Macaé, foi campeão da terceira divisão, enquanto Aislan e Victor Bolt jogaram pelo Madureira a mesma competição.

De volta ao Vasco, o gerente de futebol Paulo Angioni trouxe atletas conhecidos de suas passagens por outros clubes. Erick Luis, que passou pelo Olaria no tempo do atual gerente vascaíno, também jogou no Bahia. Ano passado, ele atuou pelo Bragantino na Série B. O lateral Erick, de 21 anos, jogou a Copa Rio pelo Boavista, mas foi revelado pelo Olaria - ele passou pela base do Bahia no tempo em que Angioni esteve no time baiano. O volante Victor Bolt, que estava no Madureira, também passou pelo Olaria. Recentemente, Angioni e José Luis Moreira, atual vice-presidente de futebol do Vasco, coordenaram o futebol do time da Zona Norte do Rio.

O clube ainda espera uma solução para trazer de volta Matheus Índio. O jogador não está mais no grupo do Santos que vai disputar a Copa São Paulo de juniores. No entanto, os representantes do atleta, que acertaram o retorno do garoto de 18 anos ao Vasco, ainda buscam a rescisão de contrato com o clube da Baixada Santista.

Confira abaixo o elenco do Vasco para o início da temporada:

Goleiros: Martín Silva, Jordi e Rafael Copetti;

Laterais: Bruno Ferreira, Lorran, Marlon, Henrique, Christiano e Erick; (Nei ainda será reavaliado e pode não ir a Pinheiral);

Zagueiros: Anderson Salles, Rodrigo, Douglas Silva, Luan, Rafael Vaz e Jomar;

Meias: Guiñazu, Sandro Silva, Jhon Cley, Jônatas Paulista, Lucas, Jean Patrick, Montoya, Julio dos Santos, Guilherme, Bernardo;

Atacantes: Marcinho, Thalles, Rafael Silva, Marquinhos, Yago e Erick Luis.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário