Clube

Vasco monta "projeto" para reuperação física de Rodrigo Pimpão

Querido pela torcida, Rodrigo Pimpão está afastado há sete jogos da equipe. Mas se engana quem pensa que a ausência dele não mobiliza o Vasco. Pelo contrário. Para livrá-lo do incômodo problema no joelho direito, o clube, através de seus profissionais, montou um verdadeiro projeto para recuperá-lo e, além disso, torná-lo mais resistente fisicamente. Em outras palavras, um novo Pimpão.

Oriundo do futsal, o atacante tem apenas dois anos de carreira no futebol de campo. Por isso, não tem toda estrutura corporal necessária para aguentar a incrível maratona entre gramados pesados e entradas desleais de zagueiros. Com isso, primeiro padeceu de uma tendinite patelar no joelho direito. Mesmo com certo incômodo, chegou a disputar algumas partidas, mas agora sofre com um processo inflamatório na região lateral do mesmo joelho, o que lhe obrigou a um repouso para reforçar a parte muscular e evitar que as articulações fiquem expostas. Por isso, é cercado de carinho por médicos, fisiologistas e até pela nutricionista do clube.

Desde que chegou do Paraná, Rodrigo Pimpão ganhou 3% de massa magra (músculo), 8% de velocidade e cerca de 5% de potência. Para evitar novos problemas nos joelhos, a comissão técnica quer mais para Pimpão. Caso a evolução de massa magra chegue a cerca de 10%, o atacante estará menos exposto a qualquer tipo de lesão. E voltará mais forte aos gramados. O tempo do retorno, no entanto, ainda é incerto.

– Ele tem evoluído bem, mas não temos como prever o momento em que a musculatura vai ficar com o tônus, a massa e a potência ideais para que o joelho dele fiquei protegido – explicou Clóvis Munhoz, chefe do departamento médico do Vasco.

Alimentação é a maior de todo o elenco cruzmaltino
Rodrigo Pimpão é visivelmente um dos atletas mais magros do elenco, mas não por falta de apetite. Toda a sua dieta é acompanhada de perto pela nutricionista do clube, Mildre Souza. Segundo a profissional, o problema do atacante vascaíno para ganhar massa corporal é genético, já que ele é quem mais tem refeições atualmente no elenco do clube.

– É um trabalho bem específico.

Toda alimentação é prescrita, bem diferenciada. Ele tem feito duas ou três refeições a mais em casa, além do uso de uma carga de suplementos. Esses suplementos são feitos de hipercalóricos à base de proteína – explica Mildre Souza.

A nutricionista vascaína ainda lembrou que Rodrigo Pimpão chegou ao Vasco com uma deficiência de massa muscular, o que, segundo ela, é normal para um jovem de 21 anos.

O problema reside em seu metabolismo, que é acelerado. Por mais que ele ingira alimentos, tem dificuldade para manter o peso.

A consciência de Pimpão sobre a importância de todo o trabalho realizado pelos profissionais do Vasco para sua carreira também é outro ponto fundamental destacado por Mildre. E, segundo ela, Pimpão é um exemplo de dedicação: – Mesmo que não tenha treino de manhã, ele acorda na hora combinada, toma os suplementos e depois pode até voltar a dormir.

Em busca de quilos perdidos
O ideal para um atleta que ainda está em desenvolvimento é ganhar dois quilos de massa muscular a cada seis meses. Por enquanto Pimpão conseguiu atingir a meta estipulada pela comissão técnica vascaína. Philippe Coutinho e Alan Kardec passaram pelo mesmo processo no Vasco. Mas como se lesionou e está há algum tempo parado, ele terá de correr atrás para recuperar a quantidade de peso perdida. Depois disso, uma nova meta será estabelecida para um novo ganho de massa corporal de Pimpão.

– Não estamos contentes com o que foi adquirido não, até porque não ficou funcional, ele sentiu dores no joelho.

Tem de ser um pouquinho mais – explicou o fisiologista Daniel Gonçalves.

Confira bate-bola com Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco:
O trabalho preventivo de Pimpão se resolve apenas com um fortalecimento muscular?
É desenvolver a massa muscular, a parte técnica e outros aspectos, como resistência e força. Se da noite para o dia o atleta ganha dez quilos de massamuscular vai haver adaptações negativas. O padrão motoro dele muda, a questão de elasticidade do músculo, a flexibilidade dos tendões também.

Pode ser um efeito reverso.

E qual poderia ser a origem do problema do atacante?
O caso dele é típico. Vinha numa sobrecarga e passou a treinar diariamente. O tendão não aguentou, houve sobrecarga pela solicitação do futebol, pelos traumas de jogo. Como ele não tem umamusculatura de base, o problema apareceu.

Ele é um atleta veloz. O trabalho de fortalecimento muscular o faria perder essa característica?
Se for dentro do planejamento, do trabalho adequado, de potência, ele não perde nada. Basta fazer um trabalho específico para atleta de futebol.

Qual a meta de aumento de massa muscular de Pimpão?
Temos de redefinir essa meta. Ele perdeu com a inatividade e terá de recuperar. Investir na carreira é investir agora nesse processo muscular. Tornar-se um atleta, fisicamente falando.

Fonte: Lance
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário