Vasco pode atingir recorde negativo de público na Série B

Em 17/10/2016 10:41
 

A torcida do Vasco diminuiu a presença nas arquibancadas na medida em que o clube passou a ser figurinha carimbada na Série B do Campeonato Brasileiro. Não por acaso, o Gigante da Colina poderá terminar a edição 2016 com a pior média de público entre os chamados grandes que deram as caras no segundo escalão nacional durante os pontos corridos. Em sua terceira participação na Série B, o Vasco ostenta média de apenas 4.729 pagantes, a 8ª melhor marca da divisão.

Esta marca é 5,5 vezes inferior a apresentada em 2009, ano de sua primeira passagem na Série B (25.732). Naquela oportunidade, o Vasco ainda contou com o Maracanã, muito maior do que São Januário. Mas a diminuição de espectadores já havia sido flagrada em 2014, na segunda passagem dos cariocas pela divisão de acesso. Há dois anos, o Vasco subiu com média de 14.232 fãs. E, agora, pode repetir um rival do Rio de Janeiro.

Entre os chamados grandes, apenas o Botafogo fechou a divisão com média inferior a dez mil pagantes. No ano passado, o Glorioso jogou pela segunda vez a Série B, a primeira nos pontos corridos, e garantiu o acesso com média de 9.338 apaixonados. Enquanto isso, o Atlético Mineiro - primeiro grande a atuar na Série B de pontos corridos - obteve a melhor marca (31.925).

O Corinthians, em 2008, não deu chances para os rivais em campo e também contou com o apoio nas arquibancadas. Atuando no Pacaembu, o Timão voltou à elite com média de 23.786 loucos do bando. Já o rival Palmeiras, em sua segunda passagem pela Série B, mas a primeira nos pontos corridos, conquistou o acesso, em 2013, com a média de 14.974 alviverdes.

Mas apesar do baixo público, o Vasco tem atingido seus objetivos dentro das quatro linhas. O Gigante da Colina está desde a 1ª rodada no G4 da Série B. Sem falar que o clube cruzmaltino passou 28 rodadas na liderança. A saída do topo aconteceu há três rodadas, quando o Vasco foi ultrapassado pelo Atlético Goianiense, dono de 58 pontos, agora, quatro a mais que os cariocas. O Vasco, no último sábado, foi derrotado pelo CRB, por 2 a 1, sob os olhares de 4.865 fãs.

O Vasco ostenta 16 vitórias (11 em casa e cinco fora) - clube que mais venceu na divisão -, seis empates (um como mandante e cinco como visitante) e nove derrotas (quatrp diante da torcida e cinco fora), além de 47 gols a favor (melhor ataque ao lado de CRB e Náutico) e 35 contra. Aproveitamento de 58,1%.

O Gigante da Colina voltará a campo no próximo sábado, às 16h30, quando visitará o ameaçado Paraná no Estádio Durival de Britto e Silva, em Curitiba, pela 32ª rodada da Série B.