Futebol

Vasco prepara volta a São Januário contra Atlético-PR

A diretoria do Vasco e o departamento de marketing do clube já planejam o retorno do Vasco a São Januário. Depois de levarem quatro mandos de campo seguidos pelo Campeonato Brasileiro para o Maracanã - incluindo o duelo deste sábado, contra o Atlético-MG -, os dirigentes preparam a volta à Colina para o dia 13 de setembro, um domingo, diante do Atlético-PR. O último jogo no estádio foi há mais de um mês, no fim de julho, contra o Palmeiras. O tempo longe de casa, aliás, foi uma das reclamações dos cerca de 30 vascaínos

O aproveitamento na casa cruz-maltina, porém, só é maior se considerados também os jogos da Copa do Brasil e do Carioca. Contando todas as competições na temporada, o Vasco tem 64,5% na Colina (nove vitórias, quatro empates e três derrotas), contra 52,7% no Maracanã (cinco triunfos, quatro igualdades e três revezes). Levando em consideração apenas o Campeonato Brasileiro, o desempenho na sede é inferior: 27,7% (uma vitória, dois empates e três derrotas) contra 33,3% no Maior do Mundo (um triunfo, uma igualdade e dois revezes).

A pressão da torcida, que fica mais próxima dos jogadores em São Januário, é vista como um fator de risco na fase atual, capaz de transformar o caldeirão em efeito contrário. Nos últimos jogos no local, o time foi muito criticado nas derrotas sofridas para Palmeiras, Cruzeiro e Ponte Preta. 

Após esses resultados, o Vasco passou a transferir suas partidas para o Maracanã, fazendo inclusive com que Eurico recuasse na briga com a concessionária que administra o estádio. Anteriormente, o presidente chegou a afirmar que o time não atuaria mais no palco da final da Copa do Mundo de 2014, a não ser que fosse obrigado. Em nota oficial, a diretoria justificou a primeira das trocas de campo - contra o Joinville - devido à expectativa de grande presença de público em um duelo às 11h do Dia dos Pais. Mas prosseguiu transferindo seus compromissos depois disso.

Com apenas 13 pontos, o Vasco amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro. Depois de cinco derrotas seguidas, a equipe volta a campo neste sábado para enfrentar o Atlético-MG, mais uma vez no Maracanã, às 19h30 (de Brasília).

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir