Política

Vasco promete "pente fino" em recadastramento de sócios

No dia 12 do mês passado, um dia antes da reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Roberto Dinamite anunciava o recadastramento de sócios com o objetivo de propor eleições mais transparentes em 11 de novembro deste ano. Mais de 20 dias e muitas reuniões depois, o clube ainda discute as regras e o modelo para a convocação de associados. A demora gera críticas de todos os lados e praticamente já inviabiliza a entrega do trabalho no tempo previsto - 40 dias - na coletiva de imprensa da atual diretoria. Nos bastidores, as chapas temem que o atraso sirva de pretexto para pedido de novo adiamento eleitoral ou levem a um trabalho incompleto e repleto de novas desconfianças sobre a base de dados do clube.

O vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada, admitiu que será muito difícil cumprir o prazo inicial até o fim das próximas duas semanas. No discurso do dirigente, o trabalho de recadastramento e auditoria será feito com toda a transparência e sem interferências políticas.
Para levar esse viés adiante, na semana passada, o vice-presidente geral e de comunicações do clube, Antônio Peralta, enviou carta pedindo afastamento de suas funções dentro desse processo na secretaria do Vasco e a primeira Comissão de Auditoria e Recadastramento foi desmontada para a entrada de um representante do jurídico, outro do marketing, do setor financeiro e da presidência do clube. A diretoria pretende convocar representantes de todas as chapas para acompanharem o trabalho.

- Infelizmente, aqueles 40 dias serão difíceis de serem cumpridos. Mas acho que vamos ter condições de passar um pente fino rápido para poder detectar as coisas mais críticas da lista de sócios. A ideia é fazer isso completamente fora do processo político. Quero que cada chapa tenha um representante não para fazer o processo, mas para ver, acompanhar, com maior transparência possível. Por isso não queremos nenhum vice-presidente, nem Peralta, nem Jayme (Lisboa Alves, vice de finanças), ninguém. Quero gente que trabalhe, senão não adianta – disse Duque Estrada.  

Na segunda-feira, um representante da Microtag, que vai auxiliar o clube no trabalho de recadastramento, se reuniu com a comissão para receber as orientações e programar a ferramenta que vai auxiliar a recontagem de associados de São Januário. Apesar da convocação ser destinada a todos associados do clube, aqueles que estiverem com o cadastro sem sintomas de desatualização ou inconsistências podem até ser poupados de ir até o clube.

Nesta quinta, outra reunião foi realizada. O departamento jurídico ainda está redigindo o regulamento do recadastramento. Além das críticas pelo atraso na divulgação da reconvocação de associados, um grupo político já promove um recadastramento voluntário. O Casaca!, que apoia Eurico Miranda, se antecipou e começou há uma semana um movimento com as primeiras 50 pessoas. No último sábado, elas preencheram um formulário próprio levado pelo grupo político e deixaram cópias de documentos pessoais. Nesta sexta-feira, na parte da tarde, o grupo retorna com novos associados para repetir o processo. O vice-jurídico do Vasco disse que o recadastramento só será aceito dentro das regras do clube.
- Não existe recadastramento voluntário, mas se entregarem e estiver tudo certo, ótimo - disse Duque Estrada.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário