Outros Esportes

Vasco promove palestra aos jovens da base

O trajeto que um atleta de futebol percorre para chegar ao profissionalismo é árduo. Muitos, ainda nas divisões de base, não aguentam a pressão e abandonam no meio do caminho. Outros, que idolatram a vida que um jogador leva, criam uma ilusão que, no futuro, não conseguem alcançar. Esses fatores foram primordiais para o Vasco promover, na última sexta-feira (2), uma palestra que buscou alertar às suas promessas que nem sempre é possível obter sucesso nessa jornada. 

O evento contou com as participações do coordenador da base Álvaro Miranda, o treinador Nilson Gonçalves e os ex-jogadores João Carlos e Lanyan, que serviram de exemplos para a criançada. Rodney reconheceu a importância de promover uma palestra dessa para a criançada.

"O futebol é um sonho para muitos. Todo atleta acha que, por estar em um grande clube, ele vai obter e atingir grandes glórias e glamour que ídolos atingiram. Mas, na realidade, a gente sabe que não é assim. Esses meninos na base passam aqui e olham carros luxuosos, roupas de grife, ostentação, o que é normal pela remuneração que eles têm. Esses meninos têm uma evasão do que é a realidade do futebol. Posso te dizer que 80% dos atletas que passam pela base não atingem o apogeu, o glamour. Então é bom relatar o outro lado. Como educadores, é uma palestra muito positiva", disse.

Álvaro também falou sobre a iniciativa do clube. O coordenador explicou que tem como filosofia fazer com que as crianças busquem criar uma identidade com a instituição como fator primordial no início da carreira.

"A gente tem feito algumas palestras. É de suma importância pro futuro dos meninos. A verdade é que o futebol hoje está muito complicado. Os meninos estão se desvirtuando. É preciso fazer uma análise do futebol. Eu busco que os meninos amem o clube, busquem uma identidade. Eu fui procurado por meus diversos ex-atletas. A grande maioria sem rumo, sem caminho, sem horizonte, tendo que trabalhar em loja, em obra. Nós tivemos essa iniciativa de trazer alguns meninos que tiveram história dentro do clube, mas agora vivem outra vida. Mas com dignidade, estudando", afirmou.

Lanyan foi jogador da base do Vasco por sete anos. Chegou com 12 anos em 2003 e saiu em 2010 com 19. Hoje, Lanyan, que chegou ao ápice de alcançar a seleção brasileira juvenil, não joga mais futebol profissionalmente. Ele culpa a má gestão do clube à época pelo abandono, que prejudicou toda sua geração. A opção de parar e começar do zero em outra profissão partiu do próprio (ex)lateral do Cruz-Maltino.

"Depois que saí do clube comecei a encontrar dificuldades no mercado. Parar foi uma opção minha. Meu último clube foi o Duque de Caxias. Jogávamos a Série B e vi que minha cabeça não estava boa para seguir. Daí, busquei uma nova solução pra minha vida. Foi um sofrimento. Lidar com essa frustração foi difícil. Mas contei com o apoio da minha família. Por causa disso pude seguir adiante. Mas é difícil. Até hoje penso nisso", disse Lanyan, que deixou um recado para as crianças no evento.

"Primeiro, os mais jovens têm que aproveitar a grandeza do clube. Eles têm que agarrar as oportunidades. Pensar na carreira, na família, evitar se expôr, evitar o estresse. Ter foco e objetivo". 

Outro ex-promessa a falar na palestra foi João Carlos, que atuou com Alex Teixeira e Philippe Coutinho na base. João, que teve duas experiências no futebol europeu, deixou um conselho aos jovens que sonham em jogar no futebol europeu antes mesmo de se firmarem no brasileiro.

"Pesquisar bem antes de ir. Não é isso tudo que as pessoas falam. Ir pro Real Madrid, pro Barcelona, é uma coisa. Eu fui pra Holanda e, por questões contratuais, não pude continuar lá. Já na Romênia, as dificuldades foram enormes. Fiquei lá sozinho, fiz coisas que, se tivesse ao lado da minha família, certamente não faria", falou João, que diz não se arrepender de nada do que fez.
"Fiz meu melhor. Mas, infelizmente, as coisas não aconteceram do jeito que queria", encerrou.

Fonte: Rádio Tupi
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário