Futebol

Vasco é o terceiro clube que mais forneceu jogadores à Seleção Brasileira

Se nos últimos anos o Botafogo não tem feito boas campanhas no Campeonato Brasileiro, quando o assunto é seleção brasileira a torcida não tem do que reclamar. O clube, que se sagrou campeão estadual no último domingo tem, entre suas glórias, outro título: o de recordista em número de convocações para disputar Copas do Mundo, com 46 no total. O clube só não teve representantes em 1994 e 2002.

O Glorioso vem seguido de perto pelo São Paulo, que já cedeu jogadores 39 vezes. Nada mau para uma equipe que só começou a ter atletas selecionados na quarta participação do Brasil nas Copas, em 1950. Vasco e Flamengo*, terceiro e quarto lugares da lista, têm 32 e 31 convocações, respectivamente. O Fluminense aparece logo atrás com 30 convocações.

Apesar da crise que vive hoje, o Rio detém a supremacia nas convocações para a Copa. São 153 contra 120 de São Paulo. Mas a tendência, segundo Alex Escobar, comentarista do SporTV, é que São Paulo ultrapasse o Rio, pela atual situação do futebol nos dois estados, mesmo que o processo seja lento pela evasão de jogadores.

- O clube consegue manter seu atleta no máximo até um ano antes das Copas, para que ele se valorize ainda mais e seja vendido depois. Se um jogador desponta longe da época da Copa, é impossível resistir ao apelo financeiro dos clubes europeus - diz.

Apenas outros três estados entram nessa lista de jogadores selecionados para Copas do Mundo, bem atrás dos dois primeiros: Minas, com 20, Rio Grande do Sul, com 17 e o Paraná, que teve em Kléberson, do Atlético-PR, em 2002, seu único representante. Os motivos podem estar na concentração econômica nos estados mais ricos do país e da pouca visibilidade dos times de fora dos grandes centros, como afirma Alex Escobar.

- Os campeonatos estaduais de outros estados são, em geral, muito fracos. Por isso, os times perdem visibilidade e, conseqüentemente, o patrocínio, o que dificulta o investimento nos jogadores.

No entanto, o jornalista vê uma luz no fim do túnel:

- Essa situação está mudando aos poucos. Times de estados tradicionalmente mais fracos, como Atlético-PR e Goiás têm grande importância no futebol brasileiro de hoje.

* Na Copa do Mundo de 1930, o jogador Araken Patuska foi inscrito pelo Flamengo, mas pertencia ao Santos.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir