Quem sai e quem fica no Vasco? Vote! clique aqui

Vasco será cabeça de chave na pré-Libertadores

15/12/2017 às 08h17 - FUTEBOL

A Conmebol ainda não oficializou seus métodos e suas contas, mas já é possível dizer quais serão os potes do sorteio da Libertadores de 2018. E a notícia é boa para o Brasil: dos seis brasileiros garantidos na fase de grupos, nada menos que quatro serão cabeças de chave: Grêmio, Santos, Corinthians e Cruzeiro e Cruzeiro.

O sorteio dos grupos está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro.

Para definir os potes, a Conmebol se utiliza do ranking que ela mesma criou. Ele é dividido em três partes: desempenho de cada time nas Libertadores dos últimos dez anos, um coeficiente histórico que leva em conta todas as outras edições do torneio e o desempenho dos clubes nos campeonatos nacional, também levando em conta os últimos dez anos.

Dentro destas duas vertentes que consideram o desempenho, os campeonatos mais recentes recebem uma pontuação maior. A cada ano, os pontos são depreciados em 10%.

Há ainda uma outra condição imposta pela própria Conmebol nos últimos anos: o campeão da Libertadores necessariamente entra no pote 1, enquanto o campeão da Sul-Americana vai para o 2 – a não ser que tenha pontuação suficiente para ser cabeça de chave.

Sabendo disso tudo, o ESPN.com.br pegou a calculadora e fez todas as contas para atualizar o ranking e definir todos os potes da competição.

Serão cabeças de chave River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Grêmio (BRA), Atlético Nacional (COL), Peñarol (URU), Santos (BRA), Corinthians (BRA) e Cruzeiro (BRA).

O Palmeiras vai para o pote 2 ao lado de Emelec (EQU), Estudiantes (ARG), Cerro Porteño (PAR), Bolivar (BOL), Libertad (PAR) e do Independiente (ARG), campeão da Sul-Americana.

O oitavo time deste pote ainda está indefinido. O Santa Fe (COL) disputa a final do Finalización colombiano com o Millonarios e fica com a vaga no pote 2 se for o campeão – perdeu a partida de ida da decisão por 1 a 0 fora de casa. Se perder o título, vai para a fase prévia e deixa o Universidad de Chile (CHI) no pote 2.

Já o Flamengo vai para o pote 3 ao lado de The Strongest (BOL), Colo-Colo (CHI), Racing (ARG), Defensor (URU), Alianza Lima (PER) e Real Garcilaso (PER). A oitava equipe será Universidad de Chile (se o Santa Fe for campeão na Colômbia) ou o próprio Millionarios (que disputa a decisão colombiana com o Santa Fe). 

Vale ressaltar que o Flamengo perdeu a chance de subir ao pote 2 ao ser derrotado pelo Independiente na final da Sul-Americana.

O pote 4 será composto por Atlético Tucumán (ARG), Deportivo Lara (VEN), Delfín (EQU) e Monagas (VEN), além das quatro equipes que vierem da fase prévia.

Vale lembrar que dois times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo no sorteio - a não ser que um deles venha da fase prévia.

Nesta fase anterior, o Vasco será cabeça de chave. Já a Chapecoense se deu mal. A equipe tem chances muito remotas e só será cabeça de chave se o Universidad de Concepción (CHI) e Blooming (BOL) forem os dois últimos times classificados.

A situação da Universidade de Concepción até é mais fácil, já que o time ganhou de 1 a 0 da Unión Española no duelo de ida do mata-mata pela vaga no Chile. E, como o duelo de volta acontece durante o sorteio dos grupos, na próxima quarta, há ainda a possibilidade que a Conmebol chame este classificado apenas de 'Chile 4' e o jogue direto para o pote 2 desta fase do sorteio.

O Blooming, porém, está praticamente eliminado do torneio. Na última rodada do Equatoriano, precisa vencer e torcer para San Jose não vencer e para o Jorge Wilstermann perder. Mesmo assim, ainda precisa tirar 6 gols de diferença de saldo para o Wilstermann.

1ª fase de mata-mata

POTE 1

Olimpia (PAR)

Universitario (PER)

Deportivo Táchira (VEN)

POTE 2

Montevideo Wanderers (URU)

Oriente Petrolero (BOL)

Macará (EQU)

2ª fase de mata-mata

POTE 1

Nacional (URU)

Guaraní (PAR)

Independiente del Valle (EQU)

Vasco (BRA)

Junior Barranquilla (COL)

Santa Fe / Millonários (COL)

U. Española (CHI) / Melgar (VEN)

Wilstermann (BOL) / San Jose (BOL) / Chapecoense (BRA)

POTE 2

Melgar (VEN) / Blooming (BOL)

Chapecoense (BRA) / U. Concepción (CHI)

Banfield (ARG)

Carabobo (VEN)

Santiago Wanderers (CHI)

Time da fase 1

Time da fase 1

Time da fase 1

fase de grupos

POTE 1

River Plate (ARG)

Boca Juniors (ARG)

Grêmio (BRA)

Atlético Nacional (COL)

Peñarol (URU)

Santos (BRA)

Corinthians (BRA)

Cruzeiro (BRA)

POTE 2

Independiente (ARG)

Emelec (EQU)

Estudiantes (ARG)

Cerro Porteño (PAR)

Palmeiras (BRA)

Bolivar (BOL)

Libertad (PAR)

Santa Fe (COL) / U. de Chile (CHI)

POTE 3

The Strongest (BOL)

Colo-Colo (CHI)

Racing (ARG)

Flamengo (BRA)

Defensor (URU)

Alianza Lima (PER)

Real Garcilaso (PER)

Millonarios (COL) / U. de Chile

POTE 4

Atlético Tucumán (ARG)

Deportivo Lara (VEN)

Delfín (EQU)

Monagas (VEN)

Time da fase 2

Time da fase 2

Time da fase 2

Time da fase 2

Fonte: ESPN Brasil