Futebol

Vasco terá mais jogos em casa do que o rival no Carioca 2016

Uma novidade incluída no regulamento do Estadual do Rio de Janeiro de 2016 criou um desequilíbrio nos mandos de campo, favorecendo o Vasco e prejudicando o Flamengo. Foi incluído um item em que o campeão e o vice (Vasco e Botafogo) serão os mandantes nos clássicos na primeira fase. Com isso, o time de Eurico Miranda jogará cinco vezes em casa, e a equipe rubro-negra três.

Desde o ano passado, Flamengo e Fluminense estão em pé de guerra com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), alegando que essa toma medidas prejudiciais a eles. Por isso, ambos entraram na Liga Sul-Minas que ganhou chancela da CBF. A Ferj luta contra esse torneio e quer enquadrar os dois grandes.

Em meio a essa disputa, a informação de que Vasco e Botafogo terão vantagem nos mandos de campo nos clássicos acirrou os ânimos e gerou novos protestos da dupla Fla-Flu. A Ferj, no entanto, alega que esse item do regulamento foi incluído em agosto, em arbitral dos clubes, e não houve mudanças nas regras. Os dois times não foram às reuniões por causa da briga.

O problema é que o regulamento criou um desequilíbrio nos mandos do Estadual. A tabela registra que o Vasco terá cinco jogos como mandante na primeira fase, e o Flamengo, apenas três. Fluminense e Botafogo têm cada um quatro partidas em casa. É incomum em campeonatos haver desigualdade de mandos quando há número par de jogos, isto é, oito.

Para se ter ideia da aberração, o time rubro-negro estreia em casa contra o Boavista. Depois, passa cinco partidas atuando fora. E encerra a primeira fase com duas partidas em seu campo.

Ao blog, a Ferj explicou a situação. Quando escolhida a fórmula do campeonato, foi definida a tabela, e cada clube teve seu lugar sorteado. Teoricamente, cada um ficaria com quatro mandos. Mas, com o novo regulamento, o mando de Vasco e Flamengo foi invertido, provocando a vantagem vascaína.

Na visão da federação, isso não causa desequilíbrio técnico porque o time rubro-negro jogaria duas vezes no Maracanã, com torcida e renda dividida com os outros. E, nas outras partidas, há três fora, e três em casa. O mesmo valeria para o Vasco em situação invertida.

Mas o mandante passa a determinar preços de ingressos, e lugar de sua torcida no Maracanã, prerrogativas que serão do Vasco nos clássicos contra Flamengo e Botafogo. Além disso, há a possibilidade real de o Maracanã estar fechado por causa da Olimpíada. Neste caso, o clube vascaíno levaria a partida para onde quiser: São Januário, por exemplo.

Para a segunda fase do Estadual, o critério técnico definirá os mandos dos jogos. Como serão sete jogos, alguns times jogarão três em casa, e outros quatro.

Certo é que, com essa medida, a Ferj dá mais razão a dupla Fla-Flu quando falam que são prejudicados por suas atitudes. A questão é que os dois clubes ganharam uma queda de braço com a federação com o aval da CBF à Liga. Já o presidente da Ferj, Rubens Lopes, recebeu uma carta evasiva da confederação em resposta a sua tentativa, e de Vasco e Botafogo, de barrar o campeonato.

Neste cenário, parece claro que Flamengo e Fluminense encontraram uma forma de sobreviver sem o Estadual, e suas regras sem equilíbrio. Resta saber se a tradicional competição conseguirá se manter sem dois de seus protagonistas.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri