Futebol

Vasco volta a pecar ofensivamente

Renan foi o nome do jogo, não há dúvidas disso, mas o Vasco deu mostras no empate por 0 a 0 com o Avaí, quarta-feira, em São Januário, pela 33ª rodada da Série B, que precisa melhorar, e muito, a pontaria. Com um jogador a mais nos minutos finais e maior volume de jogo durante os 90 minutos, o Cruz-Maltino exagerou das bolas aéreas - facilitando as ações da defesa catarinense - e errou o alvo em mais da metade das finalizações. Números que ajudam a explicar mais um tropeço diante do torcedor e a marca de somente cinco gols marcados nas últimas seis partidas.   

Ao todo, foram 20 conclusões para o gol do time de Santa Catarina, mas apenas oito realmente precisaram da intervenção de Renan. De acordo com as estatísticas da TV Globo, o goleiro somou cinco defesas difíceis e outras três apontadas como normais. 

Os números mostram ainda o motivo de o volume de jogo não ter sido transformado em pressão real - principalmente enquanto foram 11 jogadores para cada lado. O Vasco levantou 26 bolas na área, além de nove escanteios, mas conseguiu cabecear para o gol somente em sete oportunidades. Superioridade evidente da defesa do Avaí neste tipo de jogada.   

Nenê foi quem mais buscou as jogadas aéreas, com oito bolas levantadas, seguida por seis de Andrezinho, e também quem mais finalizou: cinco vezes. O camisa 10, por sinal, travou duelo com Renan em cobranças de faltas. Foram três quase que da mesma posição, mas todas defendidas pelo goleiro. 

No jogo pelo alto, Rafael Marques e o baixinho Éderson foram os que mais contribuíram, com duas cabeçadas. O zagueiro, por sinal, quase abriu o placar no primeiro tempo, mas parou na boa defesa do arqueiro rival, assim como Rodrigo na etapa final.

Com 48 gols, o Vasco ainda tem o segundo melhor ataque da Série B, empatado com o Náutico e atrás somente do CRB, que tem 49, mas precisa melhorar a pontaria para garantir o quanto antes o acesso. 

Faltando cinco rodadas, são necessários ainda quatro pontos para alcançar os 62 projetados pelos matemáticos para voltar à elite. O Cruz-Maltino tem 58, na segunda colocação, e volta a jogar somente no próximo dia 5 de novembro, contra o Brasil de Pelotas, na Serra Gaúcha.  

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário