Vasco x Flamengo: Edmundo fez história dez anos atrás

Em 15/09/2007 10:15
 

Guardado com muito carinho na memória de todos os vascaínos, o Clássico dos Milhões do dia 3 de dezembro de 1997 ficou marcado como aquele que consagrou o talento de Edmundo, autor de três gols na goleada de 4 a 1 do Vasco sobre o Flamengo.

Depois de fazer um Campeonato Brasileiro brilhante, o atacante coroou o ano de ouro com a bela atuação contra o arqui-rival. Para completar, Edmundo alcançou naquele jogo a marca de 29 gols em uma única edição da competição, quebrando o recorde de Reinaldo, do Atlético Mineiro, que havia marcado 29 vezes, em 1977.

A vitória sobre o Flamengo, além de ter garantido matematicamente a classificação para a final do Brasileiro, contra o Palmeiras, foi determinante para dar confiança ao time. O ex-zagueiro Mauro Galvão, um dos líderes da equipe, tem boas recordações daquele confronto.

– A goleada nos ajudou bastante.

Com o resultado, eliminamos o Flamengo.

Além disso, quando derrotou o rival, o time ganhou muita disposição para a decisão – disse.

Antes daquele jogo, Vasco e Flamengo já haviam se enfrentado duas vezes no Brasileiro de 1997. Na primeira, vitória de 1 a 0, gol de Pedrinho. Na segunda, válida pelo primeiro turno do quadrangular final, os dois times não passaram de um empate em 1 a 1, gols de Iranildo, para os rubro-negros, e Mauro Galvão, para o Cruzmaltino.

Tags